Em outubro a Usina Machadinho repassou R$ 4,6 milhões a título de compensação financeira |
Depois do sucesso de lançamento em Florianópolis, com ampla divulgação, o escritor, orador e comunicador Jaime Telles apresentou seu livro “Caminhos e Descaminhos da Oratória” durante o V Encontro Internacional de História, realizado em 6 de novembro, em Chapecó (SC).
O autor participou da sessão de autógrafos, que reuniu diversos escritores convidados. “Foi de grande valia nossa presença naquele espaço de reflexão, pesquisa e integração, onde compareceram estudiosos de múltiplas áreas do conhecimento. A oratória, como se sabe, é inerente a todas elas”, destacou Telles.
O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina: sociedade, poder e instituições, em parceria com a Cátedra Unesco/UFSM de Humanidades e o Instituto Histórico e Geográfico do Oeste Catarinense (IHGO), entidade da qual Jaime Telles é orador oficial e autor do hino institucional.
A presidente do IHGO, Eliane Huning, ressaltou a importância do encontro, considerado como um importante espaço de diálogo sobre memória, identidade e patrimônio cultural, que atraiu pesquisadores e profissionais do Brasil e de outros países. “A participação dos palestrantes, escritores, professores e acadêmicos fortaleceu essa ação voltada à integração e valorização da memória do Oeste Catarinense.”
Entre as personalidades presentes estiveram Felipe de Quadros (Secretário Municipal de Cultura de Chapecó), Tenente-Coronel Evandro (4º Comando da Polícia Militar de Fronteira), Profª. Dra. Maria Medianeira Padoin (UFSM), Prof. Dr. Antonio Myskiw (UFFS), Prof. Dr. Antônio Miranda (UFFS), Profª. Dra. Kátia Adamy (UDESC), Prof. Dr. André Soares (Cátedra Unesco/UFSM), Profª. Dra. Mirian Carbonera (UNOCHAPECÓ) e Eliane Huning (IHGO), entre outros.
O evento contou ainda com a apresentação cultural do Grupo de Dança da Sociedade Cultural Alemã Eintracht, que trouxe à cena a força das tradições e a diversidade dos povos do Oeste Catarinense.
Outro grande momento foi a mesa-redonda com o tema “150 anos de imigração para o Brasil”, da Universidade Federal de Santa Maria, com participação da Professora Doutora Maria Medianeira Padoin (UFSM) e do Professor Doutor João Carlos Tedesco, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Sociologia pela UFRGS, tendo como mediador o Professor Doutor José Carlos Radin, mestre em História do Brasil pela UFSC.
Durante a sessão literária, além da obra de Jaime Telles, foram apresentadas publicações de autores como Marcelo Werle, Vanúcia Gnoatto, Edlamar Katia Adamy, Carine Vendruscolo, João Vitor Sausen, Andrey Taffner Fraga, entre outros.
Jaime Telles segue divulgando “Caminhos e Descaminhos da Oratória” em palestras e eventos pelo Brasil. “A oratória é tema de interesse de todas as classes sociais. É uma arte viva e necessária em qualquer área do saber”, concluiu o autor.
Sobre o autor
Jaime Telles é escritor, orador, comunicador e palestrante. Atua há mais de 30 anos na área da comunicação e é autor de “Caminhos e Descaminhos da Oratória”, publicado pela Editora Huning.
Contato para imprensa e eventos:
E-mail:jaimetellesoficial@gmail.com
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário