logo RCN

LUIZ HENRIQUE INAUGURA REFORMA DA CATEDRAL METROPOLITANA

Governador Luiz Henrique

 Florianópolis (22/3/2009) - O governador Luiz Henrique acompanhou a cerimônia de inauguração das obras de restauração da Catedral Metropolitana de Florianópolis na noite de domingo (22), véspera do aniversário de 283 anos da Capital. A solenidade reuniu milhares de pessoas que acompanharam a missa solene concelebrada pelo arcebispo da Capital, Dom Murilo Krieger. Além da missa solene houve apresentações de corais e um espetáculo de dança da Escola de Balé Bolshoi, de Joinville, além de um grande espetáculo de queima de fogos de artifício.

Em seu pronunciamento, o governador destacou os esforços que o Governo do Estado vem fazendo para recuperar o patrimônio histtórico e arquitetônico de Florianópolis, observando que, além da recuperação da Catedral, foi realizada a restauração do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e a reconstrução do Mercado Público, que teve uma de suas alas destruída por um incêndio. Luiz Henrique enfatizou que o Estado fará fortes investimentos para devolver o maior símbolo da cidade que é a recuperação completa da Ponte Hercílio Luz.

Dois telões foram posicionados no lado de fora da igreja para que os fiéis acompanhassem a celebração. Após a missa, foi realizada a inauguração da iluminação artística externa e o descerramento da placa inaugural. Além do governador, acompanharam a cerimônia a primeira dama Ivete Appel da Silveira, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger e o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina, entre outras autoridades estaduais e municipais.

A restauração é resultado de trabalho iniciado em agosto de 2005. Nos quatro anos que duraram as obras foram investidos R$ 7,2 milhões. A maior parte dos recursos veio do Governo do Estado, uma pequena parte da Prefeitura de Florianópolis, e própria Catedral angariou recursos através de campanhas de arrecadação.

No dia 25 de fevereiro de 2005, após análise de equipe técnica especializada, uma comissão formada pelo arcebispo Dom Murilo Krieger, pelo pároco da Catedral, Francisco de Assis Wloch e lideranças da paróquia, decidiu interditar a Catedral. Foi a primeira vez em 255 anos de história que a igreja foi fechada por motivo de segurança. Os problemas foram constatados em maio de 2004 e a decisão foi tomada com base em laudo técnico encomendado pela Catedral ao Escritório Piloto de Engenharia Civil (EPEC), da Ufsc.

O laudo avaliou que problemas de infiltração e cupins danificaram a estrutura dos arcos que suportavam a estrutura de madeira. Isso provocou a queda de parte do estuque do teto e colocava em risco os fiéis que diariamente iam à igreja. De acordo com o presidente da Comissão de Restauração da Catedral, Roberto Bentes, falta a restauração dos sete altares, das portas, recuperação das obras sacras e ativação do museu, a um custo aproximado de R$ 3,8 milhões. O dinheiro será captado de algumas empresas, que farão o repasse através da Lei Rouanet.

 

Governador Luiz Henrique e primeira dama, Ivete Appel da Silveira, participam da cerimônia de reabertura da Catedral Metropolitana de Florianópolis - Florianópolis, 23/3/2009 - Foto: Sabryna Sartott / SECOM



 

Anterior

MAIS UM VEÍCULO PARA A SAÚDE DE PIRATUBA

Próximo

DUPLA CAMPONOVENSE É CAMPEÃ DO RODEIO NACIONAL DE CAMPEÕES.

Deixe seu comentário