logo RCN

LUTA LIVRE

ENIO E NENÊ NOS DESAFIOS VENCEM ARTISTAS DE CIRCOS

No ano de 1957 se conhecem Enio Azevedo e Silvio D’Agnolluzzo – Nenê. Enio é natural do Rio de Janeiro (RJ) e Nenê de Capinzal, a partir daí se tornaram bons amigos. Enio trocou o Rio de Janeiro pelo sul do país, já Nenê deixou Capinzal e foi para o norte do Brasil - cidade de Dom Eliseu, no Pará.
No início da década de 1970 foi uma enxurrada de circos chegando e saindo de Capinzal, consequentemente, os desafios aconteciam e os amigos Enio e Nenê topavam e venciam os desafios.
O artista de circo Príncipe Cigano, homem ágil e de musculação invejável para a época, chegou à antiga sede do Arabutã e no balcão permaneceu, e lá quebrou e mastigou copo de vidro, em seguida, deu um murro e derrubou um capinzalense, Enio foi certeiro no soco e deitou o forasteiro. De imediato, Cigano levantou e desfiou Enio para lutar no circo, consequentemente, devido à venda de ingressos ter ultrapassado a capacidade circense, então a luta livre foi realizada no Cine Glória, tendo um público estimado em quase duas mil pessoas, onde boa parte do público se exprimia nos corredores. Comitivas formadas por cidadãos de Joaçaba, Campos Novos, Piratuba e de municípios aos arredores se deslocaram até Capinzal para assistir as lutas livre. O carioca e filho por adoção de Capinzal – Enio Azevedo venceu, inclusive ergueu e atirou fora do ringue o Príncipe Cigano.
Com o passar dos dias, chegou à cidade outro artista de circo, desta vez era o TARZAN com força de leão, conseguia segurar empunhando dois Jeeps acelerados por uma corrente, então fez o desafio para lutar, topado por Enio. A luta foi realizada no extinto Clube União – em Piratuba, onde novamente Enio saiu vencedor.
Nenê também topou o desafio feito por Tarzan e o colocou na lona, ainda lutou contra a Rabeca, mulher forte e ágil, a qual por onde passava vencia os homens, mas desta vez se deu mal com o capinzalense.
Enio e Nenê são homens que já levantaram muito peso, Enio, por exemplo, numa das fotos ergueu e saiu andando com quatro homens totalizando 350 kg, isto numa gincana, antes disto, suspendeu sozinho parte de um trilho de trem (aço) com 500 kg. Nenê sozinho erguia uma prancha e na outro extremidade precisava de vários homens para erguer única madeira no caminhão.
Além de serem amigos, Enio e Nenê sempre respeitaram-se umao outro, por isto, desta grande e prolongada amizade.

Enio carregando 350 kg, comprovado na foto.

Este é o Príncipe Cigano – rápido e de muitas acrobacias (performances de destreza corporal comuns em circos), superado por Enio.

TARZAN conseguia segurar dois Jeeps e erguia a traseira do carro tirando as rodas do contado com o chão, derrotado por Enio e Nenê.

Nenê e Enio, ex-lutadores que não levavam desaforo pra casa. 
 


 

Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Próximo

MAIS 120 CRIANÇAS PASSAM A SER ATENDIDAS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Deixe seu comentário