MAIS DE MIL PESSOAS REIVINDICAM UDESC EM JOAÇABA
UMA PASSEATA ORGANIZADA PELA POPULAÇÃO DEMONSTRA REAL VONTADE DA VINDA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA A CIDADE
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai instalar uma unidade de ensino na egião Meio-oeste. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Henrique em audiência com a reitoria da instituição, secretários de sete SDRs do Meio-oeste, deputados estaduais e prefeitos.
O município que vai receber o campus será decidido após serem ouvidos os integrantes dos conselhos de Desenvolvimento Regional das SDRs Caçador, Curitibanos, Videira, Joaçaba, Campos Novos, Xanxerê e Concórdia. De acordo com o reitor da Udesc, Sebastião Iberê, já no próximo ano a universidade inicia a implantação através de núcleos de extensão e pesquisa a partir das unidades já existentes.
O governador Luiz Henrique anunciou que vai buscar para 2011 o aumento do índice constitucional de participação da Udesc na receita líquida do Estado de 2,05% para 2,1% o que vai permitir a instalação definitiva do campus até 2012. “Vou conversar com o vice-governador Leonel Pavan e com a concordância dele mandaremos o projeto para a Assembléia Legislativa, informou o governador.
Para a escolha do município sede, a Udesc levou em conta diversos critérios, como posição geográfica em relação as demais unidades e regional, infraestrutura de acesso, existência de outras universidades, quantidade de alunos no 2º grau e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por esses indicadores, as SDRs apontadas como prioritárias foram Caçador, Videira e Joaçaba.
Paulo Afonso Silva
Assessoria de Comunicação
Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske esteve a frente da manifestação em prol da instalação da Udesc no município.
Deixe seu comentário