logo RCN

MINISTÉRIO DA FAZENDA

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Delegacia da Receita Federal do Brasil em Joaçaba/SC.

INFORME DRF/JOAÇABA nº 01/2018

Receita Federal de Joaçaba destaca início da obrigatoriedade do eSocial para empresas

 

Uma nova era no mundo do trabalho

 

Desde as primeiras horas do dia de ontem (8/1), entrou em operação a primeira fase de implantação do eSocial para empresas. Neste primeiro momento, apenas as pessoas jurídicas que obtiveram rendimento superior a R$ 78 milhões em 2016 estão obrigadas a observar a nova plataforma. Na região oeste de Santa Catarina, que representa a área de abrangência da DRF-Joaçaba, são 124 empresas que se enquadram na obrigatoriedade do eSocial já a partir deste mês.

 

O eSocial é uma inovadora forma de prestar informações do mundo do trabalho, substituindo diversas obrigações acessórias existentes atualmente. Com isso há simplificação dos processos e significativos ganhos de produtividade para a economia brasileira, além do aumento da garantia dos direitos dos trabalhadores.

 

No período entre 8 de janeiro e 28 de fevereiro de 2018, o sistema receberá apenas as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, etc. Somente a partir de março será possível o envio dos eventos não-periódicos. Até lá será possível fazer os ajustes necessários na qualificação cadastral dos funcionários, por exemplo.

 

Para micro e pequenas empresas, microempreendedores com funcionários e demais empresas as medidas entrarão em vigor a partir de julho deste ano.

 

A DRF-Joaçaba, no entanto, destaca a importância de o Empresário certificar-se de que sua empresa está preparada para esta nova realidade, atentando-se para o cronograma de implantação.

 

Mesmo para as empresas cuja obrigatoriedade inicia-se somente em julho/2018, há necessidade de iniciar os procedimentos preparatórios à nova forma de prestação de informações do mundo do trabalho.

 

O eSocial tem evoluído em etapas, já tendo sido implantado o eSocial voltado ao empregador doméstico e, agora, com foco nas empresas. O envio das informações em fases se dá em atendimento do governo às solicitações de empresas e de confederações participantes do projeto, com o objetivo de facilitar a adoção dos novos procedimentos. Também, com a centralização das informações de forma consistente, o eSocial amplia a capacidade de fiscalização do Estado e pode auxiliar de forma mais efetiva na formulação de políticas públicas do País.

Programações de KERB reúnem diversas atrações em Ipira Anterior

Programações de KERB reúnem diversas atrações em Ipira

Casa do Produtor Rural voltará a atender em fevereiro Próximo

Casa do Produtor Rural voltará a atender em fevereiro

Deixe seu comentário