logo RCN

Nos EUA, FIESC busca cooperação em tecnologia, inovação e educação

Em Washington e Boston, o presidente da FIESC e diretores do SENAI/SC vão visitar a Nasa, o MIT e o Departamento de Comércio para tratar de parcerias

Florianópolis, 09.2.2018 - O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e diretores do SENAI/SC realizam, nesta semana, missão institucional aos Estados Unidos, onde visitarão a Nasa (agência espacial), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), o Departamento de Comércio, a Naval Postgraduate School e entidades empresariais. O objetivo é desenvolver parcerias nas áreas de cidades inteligentes, modelos educacionais, indústria de defesa e espacial e indústria 4.0, além de fortalecer a aproximação com empresas americanas para investimentos e programas conjuntos.

A missão será composta pelos diretores do SENAI/SC Jefferson de Oliveira Gomes (diretor regional), Maurício Cappra Pauletti (diretor técnico) e Pierre Mattei (diretor de inovação do Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados).

Na segunda (12) e terça (13) a missão estará em Washington, a capital americana. No Departamento de Comércio, a comitiva tratará do tema cidades inteligentes, com perspectivas de cooperação com o Instituto SENAI de Sistemas Embarcados, localizado em Florianópolis e que integra o cluster catarinense de smart cities. No quartel-general da Nasa, a representação vai conhecer o STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), programa que estimula os estudantes a seguir carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O propósito é implantar um programa semelhante em Santa Catarina. Também na capital americana, será realizada visita à Naval Postgraduate School, órgão da Universidade da Marinha Americana, onde serão discutidas cooperações industriais e educacionais na área de sensoriamento remoto (imagens através de aviões e satélites). Além disso, os dirigentes da FIESC e SENAI visitarão a Associação da Indústria de Tecnologia de Computação (CompTIA, conforme a sigla em inglês) para tratar de parcerias na área segurança cibernética para a indústria de defesa.

Na quarta (14) e quinta (15), a comitiva irá a Boston para encontros no MIT, entidade parceira dos Institutos SENAI de Inovação (são 25 no Brasil, três deles em Santa Catarina). A missão da FIESC vai tratar de mapeamento de produtos e projetos (no MIT Media Lab), de novas metodologias educacionais (no ILP MIT) e de aplicações de inteligência artificial em veículos autônomos (drones, submarinos, caminhões e automóveis) e em manufatura avançada. Na mesma cidade, os catarinenses visitarão o Centro Internacional da Universidade Tiradentes e o Instituto Cambridge de Estudos Brasileiros.

Assessoria de Imprensa / Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Educação apresenta ações para ano letivo 2018 Anterior

Educação apresenta ações para ano letivo 2018

César Grubba recebe futuro secretário da Segurança Pública Próximo

César Grubba recebe futuro secretário da Segurança Pública

Deixe seu comentário