Observatório Social na Câmara de Vereadores

-
- Representantes do Observatório Social em visita a Câmara de Vereadores de Chapecó
Observatório Social na Câmara de Vereadores
O Observatório Social de Chapecó (OS) realizou nesta semana visita institucional à Câmara Municipal de Vereadores. O presidente do OS Armelindo Carraro e os membros do Conselho de Administração Mário Miranda, Vilmar Luiz Matiello, Luiz Augusto Gemelli e a secretária executiva Ozana Simon foram recebidos pelo presidente e vice do Legislativo, vereadores Itamar Agnoletto, João Siqueira e pela vereadora Marcilei Vignatti.
Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Observatório e entregue ofício de cumprimentos à nova gestão do Legislativo. "A intenção é fortalecer a aproximação entre as duas instituições por entendermos que há, em seus objetivos, responsabilidades, compromissos e interesses mútuos, especialmente no que diz respeito ao controle social, o monitoramento dos gastos do município, a justa e correta aplicação dos recursos arrecadados de impostos, a redução dos gastos públicos, bem como as mudanças necessárias para melhorar a eficiência, a qualidade e a presteza da gestão pública, promovendo, com isso, importante benefício em favor da sociedade", avalia Carraro.
O presidente do OS solicitou a redução dos gastos do Legislativo, especialmente com relação às diárias cujo relatório comparativo foi entregue no ano passado ao presidente anterior para as providências necessárias. Também solicitou que a Câmara de Vereadores se faça presente no acompanhamento dos certames de compras públicas, que avalie a necessidade, os critérios pelos quais são realizadas e as entregas dos produtos e serviços contratados. "Os vereadores são os legítimos representantes do povo e a eles cabe o exercício de fiscalizar e legislar em benefício da comunidade", salienta Carraro.
O Observatório Social, fundado em Chapecó em 2015, integra uma rede de 118 Observatórios em 16 Estados com atuação de mais de 3 mil voluntários, cujo trabalho resultou em uma economia de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos. Seu objetivo é contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes e apartidárias.
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Deixe seu comentário