Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: Direito do aluno I V

-
- Adelcio Machado dos Santos
Artigo
O centro de atenção máxima da escola é o aluno. A escola existe em função dele, e, assim, para ele.
A sua organização, em qualquer dos seus aspectos, precisa ter em vista a consideração do fim precípuo a que a escola se destina, que é a criação de condições e de condições favoráveis ao bem-estar emocional do educando, a fim de que o mesmo alcance habilidades, conhecimentos e atitudes que lhe admitem fazer face às necessidades vitais e existenciais.
Assim, a orientação educacional é uma área de ação pedagógica cuja necessidade de planejamento se torna ainda mais urgente, quando se demonstra a sua complexidade, dadas as suas múltiplas dimensões e seus múltiplos alcances.
O risco de se perder direcionamento e especificidade é uma condição que pode ser controlada pelo orientador educacional, na medida em que esquematize, juntamente com os profissionais envolvidos, os trabalhos e metas a realizar.
Entretanto, o orientador educacional sempre deve colimar, para melhor compreender o comportamento dos alunos, especialmente na adolescência, os motivos especificamente importantes na determinação desses comportamentos, avultando a necessidade de escolhas complexas. (GIACAGLIO e PENTEADO, 2002).
Destarte, fica patente que ao aluno assiste o direito à Orientação Educacional e seus recursos, para desenvolver integralmente a sua personalidade.
Com isto, compete ao orientador educacional, com o auxílio dos demais educadores, o repto de fazer da escola um ambiente adequado e agradável para todos e, principalmente, fazer dela uma instituição educativa, no sentido mais amplo do termo.
REFERÊNCIAS
BICUDO, Maria Aparecida V. Fundamentos de Orientação Educacional. São Paulo: Saraiva, 1978.
GIACAGLIA, Lia Renata Angelini; PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação Educacional na Prática: princípios, técnicas, instrumentos. 4 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
GRINSPUN; Mírian Paura Sabrosa Zippin. O Espaço Filosófico da Orientação Educacional na Realidade Brasileira. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1992.
LÜCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
MIGUEL, Godeardo Baquero. Métodos e Técnicas de Orientação Educacional. 5 ed. São Paulo: Loyola, 1975.
SEEMANN, Vânio Cesar. Os Especialistas em Assuntos Educacionais e a Escola Pública de Ensino Fundamental. s.d.
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)
Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
Deixe seu comentário