Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
OURENSE...
PROMOVIDO PARA SOLDADO BOMBEIRO MILITAR
MENSAGEM DE FORMATURA
Querido filho Pedrinho,
Disseram-me que a sua formatura sairá mesmo, no próximo dia 24 de abril. É verdade? Até que enfim, né! Já estava na hora! Será uma solenidade inesquecível!
Você, após a honrosa promoção, de “aluno”, para “soldado bombeiro militar”, estará com seus colegas marchando com a “tropa miliciana”, porque certamente, haverá um desfile, onde a tropa marchará em continência às autoridades presentes (o Governador; o Comandante Geral dos Bombeiros Militares; da Polícia Civil e Militar, e muitas outras...).
Olha meu filho, que inveja! Quanta saudade! É impossível a volta ao passado. Aliás, nem o seria desejável. Se eu tivesse ficado no tempo que se foi, não estaria tendo a grande oportunidade para ir lá, em Florianópolis, no Quartel dos Bombeiros Militares – com sua mãe, irmãos e todos que lhe querem bem, assistir a sua primeira e memorável promoção na vida militar.
A primeira, de tantas outras que haverão de vir. Assim foi com seu pai, e esperamos não seja diferente com você. Compreendo, deveras, e tenho razões pessoais de experiência própria, para imaginar o que se passará em sua cabeça, naquele dia, de juramento à Bandeira, à Pátria, enfim, às Leis.
É por isso, que revejo agora, no espírito, a minha própria declaração semelhante, há 39 anos atrás, em Chapecó, onde passei, de “recruta”, a “soldado pronto”, da PMSC, e depois, no ano seguinte, na Academia da PMSC, em Florianópolis, fui promovido a 3º sargento, e assim por diante...
Posso garantir-lhe, meu filho, que lembrará este capítulo de sua vida para sempre, por todos os anos afora. Depois, quando a neve chegar em seus cabelos – a exemplo de seu pai, e o vento frio já começar a soprar adeuses no coração cansado, será hora também, no dealbar (surgir) dos dias que ainda lhe restarem, de refletir sobre a satisfação do “dever cumprido”. E a isso, nada se iguala.
Deverá meditar assim, de que a corporação tem direito a exigir o seu sacrifício e, se for o caso, a sua própria vida, em cumprimento ao dever. Ninguém deseja isso, mas, na vida militar, ninguém pode furtar-se, mesmo que para tanto, lhe custe a própria vida. Neste caso, irá adubar a sementeira dos “bravos”, que é a terra comum, com sangue e suor misturados.
Rogo a Deus, entretanto, que nas agruras (dureza) e armadilhas da vida profissional, que é basicamente, a de salvar vidas e a de proteger o patrimônio, nenhum mal lhe aconteça.
Traga, meu filho, para os quartéis de bombeiros do interior do Estado, tudo aquilo que seus Instrutores lhe ensinaram. Seja fiel àqueles ensinamentos, de seus camaradas superiores. Eles - os ensinamentos, lhe valerão como se fossem moedas de ouro. Outra coisa: nunca esqueça da “disciplina”. Ela representa, inquestionavelmente, o alicerce na estrutura de uma vida, na carreira militar. Acredite nisso, e mais tarde haverá de concordar comigo.
Antes, na vida civil, você era estudante universitário de Engenharia, e trancou o curso para ser “militar”. Pois bem! Seja um militar autêntico, no verdadeiro sentido da palavra. Você tem motivos e exemplos de sobra para isso.
O Estado, que é a grande família de todos nós, confia em você, como confia em cada um de seus colegas, que consigo, conviveram com a honra de haverem ingressado, nas fileiras da nobre corporação miliciana catarinense.
Todo cidadão almeja essa honra, mas convenhamos, é privilégio de poucos. Você, foi agraciado! Então, PARABÉNS!
Tenha certeza, meu filho, de que no dia de sua formatura - juntamente com a família, seu pai estará lá, orgulhoso e feliz, para dar-lhe, depois da continência, um forte e duradouro abraço.
Do também militar (inativo), integrante da tropa do velho oeste, seu pai,
Pedro Morosini.
Pedro Benato Morosini, o Pedrinho.
Deixe seu comentário