Estado repassa R$ 2,9 milhões para conclusão do asfalto na estrada do Caxambu em Campos Novos |
Paisagismo
A importância do bom planejamento
Tarefa complexa, projetar um jardim, exige conhecimentos bem específicos e, principalmente, envolve uma série de providências, que abrangem desde o simples ponto de água para irrigação até as condições de vento e ruído. Somados, esses pequenos grandes detalhes diferenciam um jardim bem planejado de outro feito de forma improvisada, por um jardineiro, que se diz paisagista.
Certamente, você mesmo pode elaborar seu jardim, plantando e escolhendo espécies de sua preferência. Entretanto, esse trabalho, que exige tempo, ganha uma outra dimensão quando é feito por um profissional habilitado e experiente. Paisagismo parece ser um universo inteiramente desconhecido para a maioria das pessoas e, como todo conhecimento, engloba técnicas bastante específicas.
Antes de tudo, o paisagista tira partido da incidência do sol no terreno, cria barreiras quando o vento se mostra violento, avalia eventuais elementos arquitetônicos que precisam ser alterados, sabe como corrigir solos, verifica drenagem e irrigação e, evidentemente, conhece plantas como ninguém.
Todo o trabalho é realizado com critérios e objetivos bem definidos, por isso resulta numa composição harmoniosa e equilibrada, em que a arquitetura da casa acaba sendo valorizada, e as plantas destacadas, através da distribuição adequada e da iluminação.
Também há a necessidade de trabalhar os volumes e a topografia do terreno, observando a área construída e o espaço necessário para salientar determinadas espécies, segmentos do jardim ou ainda disfarçar desníveis muito acentuados. O projeto de um jardim pode ser entendido como uma arquitetura de exterior, que deve estar em sintonia com a arquitetura da casa.
Mas a forma de um jardim não é definida apenas pelas plantas. Caminhos, taludes, bancos, pisos, quiosques, pergolados, piscinas, muros, churrasqueiras e piso. Todos estes elementos construtivos têm grande importância. São recursos que quebram a monotonia e podem ser usados com muita criatividade, disfarçando possíveis defeitos e salientando as soluções paisagísticas. Exigir pessoas qualificadas, é um direito e uma opção sua, não deixe seu recanto nas mãos de pessoas que não estão preparadas para fazer do seu espaço, o seu lugar ideal .
O trabalho do paisagista, perde espaço para os jardineiros e pessoas que dizem entender do assunto, tem muito papo e pouco conhecimento, e aí você investe duas vezes no seu sonho, pois seu ideal de jardim torna-se um pesadelo, com plantas que na hora da execução ficam lindas preenchem seu espaço, (afinal vender plantas é o objetivo) e com o seu ciclo de crescimento, tornam-se um aglomerado de espécies sem definição, e aí começa o seu pesadelo, e você começa tudo de novo, investindo novamente, para realizar seu antigo sonho. Planeje com atenção seus espaços, pois é muito gratificante, observar o processo de formação de um jardim, você é o espectador do seu jardim... e com certeza se bem planejado haverá muitos aplausos...
Eliâne Bianchi Santos
Administradora de Empresas
Pós-Graduada em Paisagismo e Plantas Ornamentais
Acadêmica de Engenharia Civil
ebs@unoescjba.edu.br
Deixe seu comentário