Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
PALAVRAS ANTERIORES...

-
- Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).
AO TEXTO... AO REFLEXIVO CONTEXTO...
Leitor(a), em pleno século XXI, às luzes brilhantes da inclusão, é vasta a surpresa de pensar e até ouvir discursos que alcançam o mundo, nas mais distantes geografias, discursos esses em posições excludentes sobre diferentes etnias, raças, cultura e costumes de povos, já historicamente excluídos, disseminados, abortados em suas raízes e direitos humanos.
Se for arroto de figurões ou citações infelizes de mal informados, represente-se nossa repulsa àqueles que ainda resistem a olhar o Índio brasileiro como o verdadeiro nativo desta terra, e digno de ser ressarcido pela histórica luta pelo território, digno de honrarias à rica cultura que mesclou-se à cultura dos portugueses e do imigrante que aqui chegou.
Caríssimo(o) Leitor(a), temos sim uma dívida social histórica com "os excluídos" da pirâmide social, e se abortamos povos e etnias, se renegamos direitos humanos ao longo da história, temos uma dívida histórica que deve ser saldada e renascer em direitos iguais à todos, para um mundo melhor, mais humano, mais igualitário. Os referidos credores desta dívida, nas entrelinhas são: o índio nativo brasileiro verdadeiro dono da terra, os negros escravizados espancados e maltratados, sob o olhar de meras mercadorias, comprados e vendidos, os excluídos e marginalizados num sistema capitalista onde o ter atropela o ser... E... aquelas pessoas especiais que ao longo da história foram escondidos de parentes, da sociedade, por vergonha da própria família e desta sociedade que os segregava. Lancemos nosso mais profundo olhar à inclusão e ao respeito ao outro em suas diferenças.
Por falar em povos indígenas, leia e reflita com o texto informativo (pesquisado), abaixo à comemorar:
Parte inferior do formulário
Agosto comemora...
"Dia Internacional dos Povos Indígenas"
Evani Marichen Lamb Riffel
Pedagoga e Psicopedagoga
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data celebrada mundialmente no dia 09 de agosto e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.
Segundo dados da própria ONU, a população indígena no mundo está estimada em cerca de 370 milhões de pessoas, o que representa algo em torno de 5% da população mundial. No entanto, segundo a entidade, esses povos compõem cerca de um terço da população mais pobre do mundo e são expostos a uma série de problemas, que abrangem doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida, ameaças territoriais e poucas garantias de verem cumpridos os seus direitos humanos.
No dia 07 de setembro de 2007, a ONU também aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que visa garantir e reafirmar os direitos básicos dessa população em todo o mundo, servindo de instrumento para a imposição de sanções sobre aqueles países e governos que não visarem à manutenção de tais direitos.
Entre os pontos defendidos por essa declaração, podemos destacar algumas afirmações, tais como:
- Os indígenas estão totalmente inseridos na Declaração Internacional dos Direitos Humanos;
- Os indígenas são iguais perante os demais povos e não podem sofrer qualquer tipo de discriminação;
(...) Além desses, existem vários outros pontos na carta elaborada pela ONU, esta composta por um total de 46 artigos e que se posiciona como uma enumeração dos direitos mais básicos desses povos. (Fonte: Google)
P. S.
Leitores(as), para acrescentar conhecimento pesquisem "A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas", em seus 46 artigos.
Deixe seu comentário