logo RCN

PANORAMA HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE CAPINZAL

Fatos históricos

Parte 3

 

O primeiro evento histórico ocorrido no espaço geográfico do município de Capinzal está relacionado com a Revolução Federalista que abrangeu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nesse episódio, surgem dois personagens, Gumercindo e Aparício , os quais, liderando grupos de homens armados, penetram os Estados de Santa Catarina e Paraná; e nesse último, foram derrotados pelas tropas leais ao governo central.

Não havendo outra opção, retornaram para Santa Catarina, com o objetivo de adentrarem no solo gaúcho; porém antes de fazê-lo, pelejaram pela última vez, em solo barriga-verde, na localidade de Praia Bonita situada em Capinzal; registram Moacir e Hilda H. Flores que esse fato ocorreu no dia 31 de maio de 1894.

Feitas estas observações a seguir trataremos do segundo conflito: a Guerra do Contestado.

Esta luta iniciou no mês de outubro de 1912 e encerrou em agosto de 1916.

Foram diversas as causas dessa revolta, anotamos duas, a saber:

A primeira foi a difícil situação social e econômica dos posseiros desalojados de suas terras a mando do responsável pela construção da estrada de ferro.

A segunda foi à compra de terras por coronéis poderosos na região que a utilizaram para exploração da madeira.

O preço pago pelas terras foi ínfimo, deixando os “vendedores” em situação de penúria.

Essas circunstâncias demonstraram a presença da desigualdade social na região.

Mediante essas condições socioeconômicas, os desalojados, se instalaram em áreas desabitadas, e ali, construíram redutos, sendo o mais conhecido, Taquaraçu.Era uma forma de se manterem unidos e sobreviverem economicamente.

A vila de Rio Capinzal estava inserida na região belicosa, e, além disso, era um importante “tronco ferroviário”, por isso, sujeita as invasões em lutas armadas regionais.

Motivo pelo qual a população do distrito organiza a Guarda Civil, sob a liderança do farmacêutico Cavalcanti.

No entanto em momento algum da Guerra do Contestado o distrito foi invadido, mas no caso de incursão estaria preparado para enfrentar as adversidades.

Neste período histórico aparece o monge José Maria, que desempenharia importante função na Guerra do Contestado.

Por ser um tema polemico não vamos discorrer sobre esse assunto, talvez o façamos no futuro. Hoje ficamos por aqui e na próxima crônica, trataremos sobre a colonização da vila Rio Capinzal.

 

Paulo Eliseu Santos

 

Gumercindo e Aparício Saraiva eram irmãos, filhos de Francisco Saraiva e Propícia da Rosa. Maiores informações: W http://www.wikipedia.org./

FLORES, Moacir. FLORES, Hilda Hübner Flores. Rio Grande do Sul Aspectos da Revolução de 1893. 2ª Edição Revisada. Martins Livreiro. 1993. P.89.

Cavalcanti era o farmacêutico do povoado e oriundo do Rio de Janeiro. Morou na vila por alguns anos.

 


 

Anterior

ESCOLA DA REGIONAL DE CAMPOS NOVOS PROMOVE CONCURSO

Próximo

O TEMPO ? UM JORNAL DE FATO

Deixe seu comentário