PEC DOS VEREADORES
SUPLENTES DE VEREADORES PEDEM APOIO DE COLATTO
1/9/2009 – Reunido com suplentes de vereadores no último fim de semana, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) manifestou apoio a PEC dos Vereadores, afirmando que votará favorável a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 336/2009 que fixa o limite máximo de vereadores para a composição das Câmaras Municipais, proporcional à população dos municípios e a PEC 379/2009 que altera o limite máximo para as despesas das Câmaras Municipais, visando reduzir os gastos no legislativo.
Suplentes de vereadores de Xaxim, Xanxerê, Abelardo Luz e Chapecó, de diferentes siglas partidárias, pediram o apoio de Colatto para que vote favorável as proposições em Brasília. O suplente de vereador, Amélio Francisco Radaeli, destacou que as alterações propostas pretendem a proporcionalidade de representantes de acordo com o número de habitantes.
“Hoje, temos municípios na nossa região que tem dois mil habitantes e nove vereadores. Outros municípios vizinhos, por exemplo, com 40 mil habitantes, tem o mesmo número de representantes na Câmara de Vereadores”, comparou Radaelli. Colatto destaca que defenderá a representação proporcional e a redução de gastos nas casas legislativas votando favorável às propostas.
A PEC 336/2009 trata de garantir o retorno de 7.343 novos vereadores no país. Uma avaliação do grupo de suplentes apontou que, em Abelardo Luz, com a aprovação da PEC, dois novos vereadores assumiriam, em Xanxerê seriam quatro novos vereadores, em Xaxim outros dois e, em Chapecó, outros nove representantes. “O aumento do número de vereadores dá-se, principalmente em municípios com maior número de habitantes”; destacou Radaeli.
Os suplentes enfatizaram que a PEC 379/2009 resultará em economia de R$ 1 bilhão e 400 milhões ao país. A PEC dos Vereadores ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos em cada votação.
Encontro com suplentes de vereadores.
Deixe seu comentário