logo RCN

Piratuba realiza campanha para coletar sangue

Coleta de sangue

 

Mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Piratuba chamou a atenção nesta semana. Na terça-feira dia 15, uma campanha de doação de sangue foi realizada no município, onde mais de 60 piratubenses fizeram a doação. A intenção é auxiliar a manter o estoque do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), de Joaçaba, que atende Piratuba.
A Unidade Mista de Saúde foi o posto de coleta e recebeu os doadores durante o dia todo. Todos passaram por uma avaliação antes de fazer a doação, para apurar as condições dos voluntários. O sangue doado pelos piratubenses foi encaminhado ao Hemosc de Joaçaba. “No final de ano, com as festividades, férias, viagens, infelizmente vários acidentes acontecem e a demanda de sangue aumenta nos hospitais, e é para amenizar o problema que nos propomos a fazer a campanha”, explica Cirene Aparecida da Silva, enfermeira da Unidade Mista de Saúde. Cirene ainda comenta que a participação dos piratubenses foi muito importante.
A cada bolsa de 400ml utilizados pelos hospitais, quatro doadores devem ser encaminhados pelos municípios ao Hemosc para reposição, mas isso nem sempre acontece. “Uma campanha como esta é muito válida principalmente nesta época de festividades, pois no final do ano aumentam os pacientes que necessitam de sangue e diminui o número de doadores. Estas campanhas acontecem geralmente em cidades grandes, mas a iniciativa de Piratuba é exemplo para outros municípios menores”, comenta Carmen Duarte, técnica de enfermagem da Hemosc de Joaçaba.
O sangue passa por uma bateria de exames antes de ser utilizado e o doador recebe gratuitamente o resultado. De acordo com a equipe de saúde de Piratuba, a campanha deve ser repetida no próximo ano, pelo menos com duas edições.
 

Anterior

Municípios catarinenses recebem recursos

Próximo

SEVERINO LAVANDOSCKI

Deixe seu comentário