logo RCN

POLICIAIS MILITARES

EFETIVO DESTE ANO AINDA É MENOR AO DE 1989

 

      Santa Catarina passou a contar com mais 700 novos policiais militares nas ruas, desde 11 de dezembro de 2008 quando foi realizada a cerimônia de formatura dos soldados em diversas regiões do Estado. Os novos policiais primeiro atuaram a partir de 19 de dezembro na Operação Veraneio 2008/2009. Para Capinzal chegaram quatro novos soldados para reforçar o efetivo militar, são eles: Carlos Alexandre Demetrio natural da cidade de Rio Negro (PR), de 19 anos de idade, Deivid Machado – Biguaçu – 23 anos, Thiago Rodrigues Cividini – São José – 23 anos e Thiago Vieira de Biguaçu – 19 anos. No ano de 1989 eram 36 efetivos na PM de Capinzal e Ouro, com os novos quatro totaliza 25 praças, o que ainda não condiz com a realidade de tais municípios, pois a população aumentou e o número de policiais ainda é reduzido, no entanto, conseguem manter a ordem agindo com determinação e competência.    

 

Os mencionados soldados chegaram ao Pelotão da Polícia Militar de Capinzal na tarde de sexta-feira 13, mês de março, onde a imprensa local (jornais e rádios) registraram a apresentação, sendo que no dia seguinte, sábado, eles iniciaram a atividade normal com PMs em território capinzalense e ourense. Para Thiago Rodrigues a expectativa é realizar um bom trabalho para a comunidade e cada vez mais enaltecer os serviços prestados pela Polícia Militar na região. Segundo ele, tiveram uma formação de seis meses no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, depois atuaram por três meses na Operação Veraneio em Florianópolis, e ainda trabalharam no socorro a ação Arca de Noe na cidade de Itajaí, resultado da enchente e deslizamentos de terra. Segundo o entrevistado, já havia passado uma vez pelos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, inclusive ouviu falar da boa recepção, pessoal educado e boa qualidade de vida em ambas as cidades. Espera que a tranqüilidade permaneça e naquilo que as comunidades precisarem A Polícia Militar está a disposição para atender.

 

SINÓPSE HISTÓRICA DO CFAP                                      

No dia 1° de julho de 1983, o CFAP foi implantado como órgão subordinado ao Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM), criado pela Lei nº 6.217, de 10 de fevereiro de 1983 - Lei de Organização Básica da Polícia Militar, porém a história da formação e aperfeiçoamento das praças da corporação, no entanto, iniciou há mais de meio século, quando a então Força Pública do Estado de Santa Catarina no dia 12 de dezembro de 1934 passou a preparar o sargento de forma regular, a partir da criação do Curso de Formação de Sargentos. Desta forma, no dia 03 de setembro de 1935, formava-se a primeira turma de sargentos, sob o comando do coronel Cantídio Quintino Régis.

Atualmente, o CFAP é uma unidade de ensino da Polícia Militar, tendo como missão a formação, especialização e aperfeiçoamento de soldados, cabos e sargentos, voltados para bem servir a sociedade catarinense, através do desempenho eficiente das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

 

Thiago Vieira, Deivid, Carlos e Thiago Rodrigues entrevista por Joseane Duarte (da Rádio Capinzal).

 

 

 

Anterior

ETERNIZE SEUS MELHORES MOMENTOS

Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário