PREFEITO FALA EM COLETIVA
PREFEITO FALA EM COLETIVA SOBRE A DECRETAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA EM CAMPOS NOVOS
Com o objetivo de repassar informações à população camponovense através dos meios de comunicação locais, o prefeito Vilibaldo Erich Schmid falou na tarde de terça-feira, 11 de agosto, aos órgãos de imprensa da cidade sobre a Decretação do estado de Emergência no município.
Após diversas reuniões com profissionais da área da saúde, educação e social, houve o entendimento de que apesar da situação não ser grave no município, a decretação de Emergência se fez necessária devido à particularidade de existir casos com vítimas fatais na cidade próxima de Celso Ramos.
Na oportunidade, o Prefeito anunciou a criação de um centro de triagem nos próximos dias, para os casos de gripe e que atenderá em horário estendido. Outro anúncio foi com relação à suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 23 de agosto, a fim de evitar as aglomerações das crianças. A administração Municipal orienta ainda a população para que não sejam realizados eventos como medida preventiva.
Em Campos Novos não existe nenhum caso confirmado da Gripe A, porém existem dois casos suspeitos e em sete casos foram feitas amostragens e encaminhadas para exames laboratoriais.
O Decreto de Emergência disponibiliza ao município a oportunidade de auxílio dos Governos Estadual e Federal em caso de epidemia e o prefeito adianta que o primeiro pedido será para doação de um novo aparelho de Raio X, visto que o aparelho do Hospital Dr. José Athanázio está com muito tempo de uso e vem gerando uma manutenção muito cara ao município. Também serão feitos pedidos para a disponibilização de médicos ou de recursos para o Centro de Triagem que será instalado em Campos Novos, e ainda está sendo criado um Comitê Técnico formado por profissionais da área da Saúde e Vigilância Epidemiológica objetivando o repasse de informações e procedimentos a serem tomados com maior precisão pela Administração Municipal.
Marcos Nardino, secretário de Saúde também orienta às gestantes para que fiquem em casa devido à baixa na imunidade por causa da gravidez.
Já a secretária de Educação, Suleide Gomes, explica que os alunos foram dispensados das aulas, porém, os professores, direção, merendeiras e auxiliares deverão permanecer nas unidades escolares, por não caracterizar aglomeração de pessoas. “Deverão ser mantidos os trabalhos de ordem pedagógica, projetos e atividades neste período em suas unidades escolares”.
No Decreto também há a recomendação para as escolas particulares aderirem à suspensão das aulas, porém elas têm autonomia para decidir sobre a suspensão ou não.
Aos profissionais que estão mantendo contato com pessoas que têm sintomas de gripe a orientação é que se previnam com o uso de máscara, que também estão sendo distribuídas aos pacientes. “A prudência e prevenção são necessárias para que não se atinja um estado de gravidade como nos estados vizinhos”, ressalta Nardino.
A medicação que está sendo usada só é recomendada com prescrição médica a fim de evitar o uso excessivo do medicamento para que o vírus se torne resistente.
Participaram da entrevista coletiva o Prefeito Municipal, Vilibaldo Erich Schmid, a Secretária de Educação, Suleide Gomes e o Secretário de Saúde, Marcos Nardino.
Deixe seu comentário