logo RCN

Primeira parcela do IPTU vence em 15 de março

Ainda não está definida a data para o início da entrega dos carnês e para a liberação da impressão do boleto pelo site

A equipe da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Concórdia trabalha nos cálculos e elaboração dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A primeira parcela e parcela única do tributo vence no dia 15 de março, mas ainda não está definida a data do início da entrega dos carnês, que deve ocorrer no fim de fevereiro ou início de março. O secretário de Finanças, Jacir Mazocco, informa que estão sendo feitos os testes nos boletos, que devem ir para a gráfica até o fim da próxima semana. "Estamos fazendo todos os encaminhamentos para agilizar o processo, mas dependemos também do tempo de impressão", esclarece.

O IPTU, conforme valores lançados e aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA), deve gerar uma receita de aproximadamente R$ 8,5 milhões aos cofres municipais. Serão impressos 37 mil carnês, que seguindo a prática dos anos anteriores, serão distribuídos no térreo do centro administrativo. Assim que os carnês forem liberados à entrega, também será liberada a impressão deles por meio do site da Prefeitura de Concórdia (www.concordia.sc.gov.br). O contribuinte terá que inicialmente se cadastrar na página e gerar uma senha. Será permitida a impressão dos carnês somente aos proprietários.

Os contribuintes poderão optar em pagar o imposto em parcela única, no dia 15 de março, com desconto de 10% sobre o imposto (taxas não inclusas). Ou ainda parcelar o IPTU em seis vezes (de março a agosto). O imposto deste ano não sofrerá reajustes, terá apenas a correção da Unidade Fiscal de Referência (UFIR), que é de 7,38%. Assim, em 2017, o valor da UFIR será de R$ 3,46. Segundo a Secretaria de Finanças, a inadimplência dos contribuintes concordienses, quanto ao IPTU, é baixa e não chega a atingir os 10%. Um mês antes da primeira parcela da IPTU, em 15 de fevereiro, haverá o vencimento da primeira parcela do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que é pago pelos empresários em 12 parcelas. Já os alvarás, que são encaminhados aos contadores (quem não tem contabilidade precisa retirar o tributo na prefeitura), vencem também em 15 de março.

Edila Souza

Um ano Anterior

Um ano

Celesc orienta como se prevenir contra raios Próximo

Celesc orienta como se prevenir contra raios

Deixe seu comentário