PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA VILARINO DUTRA VISITAM A TINSUL TINTAS
TINSUL TINTAS
Os alunos da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra do bairro Parque e Jardim Ouro, do município de Ouro, visitaram no sábado, dia 21 de novembro, a fábrica de Tintas da Tinsul, no trevo da linha Caravággio, acesso a Nossa Senhora da Saúde.
Segundo a diretora, Eliane Basei, as atividades extra – classe têm por objetivo complementar os conteúdos teóricos trabalhado em sala de aula.
Na empresa Tinsul os alunos puderam conhecer todo o processo de fabricação de diversos tipos de tintas, vernizes, massa corrida, texturas, etc... Que são comercializados no sul do Brasil.
Os diretores da empresa, ao recepcionar os alunos e professores, enfatizaram o surgimento da Tinsul em Ouro, no ano de 1998, a partir de uma ideia associativa que envolveu dez empreendedores dispostos a trazer para o município nova alternativa de trabalho, e que lhes proporcionasse nova fonte de renda.
Com isso, os alunos puderam perceber que o desenvolvimento econômico de uma localidade está na capacidade que as pessoas têm de empreender ideias e torná-las realidade, sem ficar esperando que a solução venha de fora.
Outro fato que chamou a atenção de todos, foi quando o diretor financeiro, Evandro Nora, falou quanto ao cuidado ambiental que a Tinsul tem nos processos de produção.
Todos os resíduos que sobram do processo de fabricação das tintas, são recolhidos em recepientes adequados e quinzenalmente recolhidos por uma empresa especializada de Chapecó, que lhes dá o destino correto de acordo com a legislação ambiental vigente.
O diretor, José Camilo Pastore, realçou que toda a empresa está devidamente legalizada ambientalmente junto com a Fátma.
Temas assim intensificam o desenvolvimento local através de iniciativas associativas, que são capazes de gerar empregos, rendas e impostos e sem danos ambientais, são sementes que os nossos alunos vão assimilando e formando a idéia de que o sucesso é possível e está Á disposição de todos em nossa comunidade, completou a diretora da escola, Eliane Basei.
Professores e alunos ouvindo o diretor da Tinsul, José Camilo Pastore relatando a história da empresa.
Diretor financeiro Evandro Nora explicando o armazenamento do solvente.
Os alunos estão em cima do tanque de armazenamento da água da lavação dos tanques sujos de tinta, onde a água passa por um processo de limpeza para a reutilização da água que armazenada da chuva.
Explicações sobre o processo que a tinta passa para sua fabricação
Direção, professores e alunos da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra agradecem a oportunidade e a hospitalidade recebida pelos diretores e proprietários da empresa Tinsul Tintas.
Deixe seu comentário