logo RCN

REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROJETO CRESCER

EM PAUTA A APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO RURAL E DO PLANO DE TRABALHO

REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROJETO CRESCER

 

Joaçaba – A apresentação do diagnóstico rural realizado nos municípios e a proposta de trabalho do Projeto Crescer (Agroindustrialização Sustentável no Território da Cidadania Meio Oeste Contestado) foi o tema da primeira reunião do Comitê Gestor realizada na Ammoc em Joaçaba.

O encontro contou com a presença da prefeita de Água Doce Nelci Bortolini, do vice de Tangará Euclides Cruz, secretários de agricultura e representantes dos municípios onde foi realizado o diagnóstico (Água Doce, Capinzal, Ouro, Herval d’ Oeste, Joaçaba, Treze Tílias e Tangará), de parceiros técnicos como Epagri, consultores contratados pelo projeto, da coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi e da gestora local Onilia Manenti.

A proposta de trabalho apresentada ao comitê gestor foi amplamente discutida com os consultores contratados pelo projeto em encontro que antecedeu a reunião. Conforme Sueli, os consultores selecionados são capacitados para atenderem as demandas nas áreas determinadas como de capacitações e consultorias em gestão e associativismo, em qualidade, em tecnologia da produção primária, em tecnologia e processos produtivos, marketing, design e venda (para criação da identidade visual no caso de formação de pequenas agroindústrias), acompanhamento no trabalho a campo e também visitas técnicas.                                                 

Os consultores Valderi Schuh e Fernando Hermes apresentaram ao Comitê Gestor a tecnologia na área de segmento de leite na produção primária (pastagens) com o Pastoreio Voisin. O método desenvolvido pelo francês André Voisin prevê o uso da pastagem de forma racional. O objetivo é atender a bovinocultura de leite a base de pasto, reduzindo os custos de produção e aumentando a produtividade, com um único intuito: proporcionar um aumento significativo na renda do produtor. “Os demais consultores serão contratados conforme suas competências e necessidades dos grupos para apresentarem soluções que possam melhorar os processos do sistema produtivos dos grupos formados nos municípios”. Garantiu Sueli.Também foram contratados para esta fase do projeto os consultores: Luiz Carlos Brasil e Sebastião Godoy (Desenvolvimento Local), Rosana Majolo e Fernado Laske (Marketing e Design).

O projeto global compreende os 29 municípios que integram o Território da Cidadania Meio Oeste Contestado que é formado pelas regiões Ammoc (Joaçaba) e Amai (Xanxerê), mas numa primeira etapa está sendo desenvolvido prioritariamente em 10 municípios que integram a Ammoc. O projeto global envolvendo os 29 municípios prevê investimentos de R$ 1,8 milhão em dois anos, 70% do Sebrae e o restante dos investidores locais e estaduais.

             

 

Projetos priorizados por município

Treze Tílias - Vitivinicultura

Água Doce – Casa do produtor rural (Coappa)- produção de leite

Capinzal – Projeto de Leite (Coafam)

Ouro – Projeto de leite

Herval d’ Oeste – projeto de leite

Joaçaba – pequenas agroindústrias/ produção de leite

Tangará – fruticultura

 

Parceiros do Projeto Crescer (Agroindustrialização Sustentável no Território da Cidadania Meio Oeste Contestado): Os municípios que aderiram ao projeto de forma global ou por meio dos núcleos de produção do Projeto Tranças da Terra são: Joaçaba, Herval d’ Oeste, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. São parceiros ainda a Ammoc, SDR, Unoesc, Contábil Fardo, Celulose Irani, Epagri e RBS/TV Centro Oeste.

 

 

Anterior

SUBVENÇÃO SOCIAL

Próximo

ENTREGA DE AMBULÂNCIA

Deixe seu comentário