SEMANA DA PAZ EM CAPINZAL E OURO
DE MÃOS DADAS É CONCRETIZADO O ABRAÇO DA PAZ NOS MUNICÍPIOS COIRMÃOS
A Semana da Cultura Pela Paz foi instituída pela Lei Municipal 2.773, de 26 de setembro de 2007. O objetivo é discutir o tema através de atividades artísticas, científicas, culturais, esportivas e ecumênicas.
Os Agentes da Paz dos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, planejaram, coordenaram e realizaram a manifestação com a colaboração dos poderes devidamente constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), ainda tiveram a participação de entidades representativas, das escolas públicas e privadas, enfim, contaram com a presença da sociedade capinzalense e ourense.
A Semana da Cultura pela Paz foi realizada no período de 26 a 29 de outubro, com a seguinte programação:
Terça-feira (26), às 8h30min debate sobre o tema "Paz" nas emissoras de rádio locais. Profissionais e lideranças de todos os setores foram convidadas para opinar sobre o assunto.
Quarta-feira (27), às 20h, celebração Ecumênica na Praça Pedro Lélis da Rocha.
Quinta-feira (28), a partir das 8h, Abraço da Paz pela Paz. A população de Capinzal e Ouro se concentrou na cabeceira da Ponte Pênsil Padre Mathias Mechellizza e a partir deste ponto, de mãos dadas, deram um grande abraço até a Ponte Irineu Bornhausen.
Sexta-feira (29), divulgação de vinhetas gravadas de alunos de todas as escolas do município pelas rádios locais durante todo o dia e caminhada pela Paz organizada pela Escola de Educação Básica Mater Dolorum, contando com a participação do Colégio Educacional Inovação ? CEI também de Capinzal (particular) e da E.E.B. Prefeito Silvio Santos (do município de Ouro).
A promoção foi da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes em parceria com as escolas públicas municipais e estaduais, CDL, ACIRP, Polícia Militar, Polícia Civil, Lions Clube, Conselho de Segurança Comunitária, Associação dos Acadêmicos, Conselho Tutelar, Grupo de Alcoólicos Anônimos e das igrejas Luterana e Assembléia de Deus, com fundamental apoio dos meios de comunicação (rádio), onde também se insere nessa categoria e na de imprensa (jornais).
O grande incentivador do abraço da paz continua sendo o juíz de direito Alexandre Dittrich Buhr (o qual passou a pertencer a Comarca de Joaçaba) apoiado pelos prefeitos: Leonir Boaretto (Capinzal) e Neri Luiz Miqueloto (Ouro), pelos presidentes das Câmaras Municipais: Senair Bressan (de Capinzal) e Carlos Luiz Brandini (de Ouro), ainda incentivos das polícias Civil e Militar.
O TEMPO ? um jornal de fato lembra: O primeiro abraço da paz ocorreu na sexta-feira, 05/10/2007, às 9h, no entanto, em 2009 deixou de ser promovido, já o segundo ocorreu na sexta-feira, 10 de outubro de 2008, às 8h.
Deixe seu comentário