Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
SETOR PRODUTIVO
NOVA SILAGEM NO MUNICÍPIO DE OURO
No interior de Ouro, comunidade rural de Pinheiro Alto, a Epagri vem acompanhando há dois anos, nova forma de produção de silagem para bovinos, idealizada pelos agricultores Vilson Faccin e Joaquim Ernesto Demin.
A produção de silagem é uma técnica difundida entre os produtores de leite da região, que tem por objetivo “guardar” alimento aos animais para os períodos de maior carência do ano, normalmente outono e início de inverno.
Tradicionalmente usa-se o milho de pé inteiro ainda verde para o processo de ensilagem, feito com colhedora de forragem e compactado em trincheiras com peso do próprio trator em movimentos freqüentes.
As famílias dos senhores Vilson e Joaquim, desenvolveram nova tecnologia ensilando apenas as espigas com palha e sabugo, após colheita manual, com umidade de grãos entre 30 e 35%. As espigas são trituradas em uma forrageira acionada pela tomada de força de um trator e após são compactadas em salas de antigas instalações para suínos.
O resultado é uma silagem de maior concentração nutricional, melhor digestibilidade e aproveitamento integral da espiga, aumentando o volume em 30% quando comparado aos grãos.
O fator negativo desta forma nova de silagem é a necessidade de maior mão-de-obra, uma vez que boa parte do processo é manual. Isso as duas famílias resolveram associando-se em forma de mutirão. Seis pessoas conseguem ensilar 40 sacos de milho em espiga por dia, considerado um bom rendimento em se tratando de pequena propriedade.
O senhor Vilson Faccin destaca que esta técnica garante alimento de boa qualidade para as suas vacas leiteiras, pois no silo consegue manter toda qualidade do milho intacta até o fornecimento aos animais, livre de ataque de pragas e ratos, além da melhor digestibilidade conforme atestado pelas análises laboratoriais que a Epagri fez.
Cada família vai ensilar aproximadamente 250 sacos de milho em espiga, nesta safra, para garantir alimento de boa qualidade ao plantel leiteiro durante a entressafra de pasto ou estiagens.
A Epagri Local, com o auxílio do engenheiro Agrônomo Carlos M. Fernandes, especialista em nutrição de bovinos de leite e instrutor do curso de bovinocultura de leite a pasto do Centro de Treinamento da Epagri de Concórdia, estão avaliando a nova tecnologia que poderá em breve ser recomendada na pequena propriedade como mais uma alternativa de alimento aos bovinos.
Deixe seu comentário