logo RCN

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SERVIÇO PÚBLICO

PRESIDENTE BONADIMAN APRESENTA AS CONQUISTAS E REIVINDICAÇÕES PENDENTES

      O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Capinzal, Ouro e região – SISTESPM (COR), presidido por Luiz Gustavo Bonadiman, vem bem representando os sócios ou não sócios, porém, o trabalho prestado beneficia a todos. Conforme o presidente do sindicato conseguiu ao longo do tempo a data base (mês especifico para a avaliação do setor com inflação mínima), palestra motivacional, vale alimentação, Cipa e PA. Como nem tudo é um mar de rosas, Bonadiman não conseguiu as seguintes reivindicações:
- Plano de Saúde, pedido feito desde 2001;
- A reestruturação de Cargos e Salários, já que o sistema é inadequado para a atualidade dos servidores;
- Uniforme completo aos servidores da área externa, sendo que somente alguns ganharam;
- Refazer o Estatuto, pois está ultrapassado, feito em 2001.
É grande a luta na tentativa para conseguir a reposição das perdas salariais, no entanto, ainda não conseguiram êxito nas negociações, tão pouco na justiça, pois o relator comentou de que ele não tem poder de julgar o poder menor. “Para evitar abusos de qualquer natureza, neste caso de se eximir da responsabilidade, portanto, não justifica existir poder maior, pois em 2004 tínhamos 38,33% de perdas, se formos corrigir, hoje está em torno de 50% a defasagem”, argumentou Bonadiman.
O presidente do sindicato é funcionário público de Capinzal, desde 08 de setembro de 1993, exerce o cargo de fiscal tributário de Capinzal, o qual já conversou com o prefeito sobre a atual situação dos servidores e ficaram de se reunir novamente assim que o mesmo tenha alguma proposta, consequentemente, Bonadiman e todos os interessados continuam a esperar por uma definição.
“O sindicato firmou vários convênios para tentar melhorar a qualidade de vida dos associados e dos dependentes dos mesmos, ainda luta para poder ajudar todas as classes de aposentados que também é muito prejudicada nos dias atuais, inclusive, demos mais de R$ 47 mil em brindes”, comentou o presidente.
Segundo Bonadiman, o vale alimentação foi criado para os afastados ou não, porém, o Executivo encaminhou um projeto para a Câmara Municipal onde foi aprovado, consequentemente, tiraram o direito dos afastados de receberem o benefício. Segundo o presidente do sindicato, isto caracteriza um assédio moral, pois quando mais o trabalhador doente precisa não pode contar com o benefício, levando em conta a maioria ser assalariado, caracterizando uma grande perda. Alertou o presidente do Sindicato, são duas traições que sofrem os funcionários, uma quando ficam doentes e outra será ao se aposentar, pois não está inserido na carteira de trabalho, portanto, ficam sem o benefício do vale alimentação, sendo bom apenas enquanto trabalham. Com o vale alimentação todos ganham (funcionário, comércio e município em retorno com ICMS), o que deve ser revisto é dar o benefício aos afastados e inserir na Carteira de Trabalho como salário.
Desde 2001 Gustavo Bonadiman exerce a presidência do mencionado sindicato, às vezes existe consenso com o executivo, mas quando não tem maneira a solução é entrar na justiça, e com isto, surgem os gastos para poder conquistar direitos, sendo necessário contratar serviços de advogados, o que gera despesas, caso contrário, ficar de braços cruzados nada se consegue, por isto vão à luta por benefícios e condições dignas de trabalho para todos.

Bonadiman em defesa da classe trabalhadora, reivindicando direitos e condições de trabalho.
 

Anterior

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAPINZAL

Próximo

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Deixe seu comentário