logo RCN

TELESALA

ENCERRAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO CRESOL ? INFOCOS

      A Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Ouro - Cresol Ouro encerrou o Curso de Telesala, realizado no auditório da Escola Felisberto Vilarino Dutra, no Parque Jardim e Ouro. O curso iniciou em 24 de maio de 2007, com duração de 800 horas aulas, com três anos de duração, abordando Gestão em Desenvolvimento, com ênfase em Cooperativismo. As palestras foram ministradas pelo orientador Cresol, Sérgio Durigon, direcionado aos agricultores e seus respectivos filhos, totalizando 43 alunos, destes, 38 concluíram as atividades horas. Os parceiros desse projeto é a Central Cresol Baser de Francisco Beltrão, Base Regional de Serviços Meio Oeste/SC de Abelardo luz, prefeitura de Ouro e Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná.
O objetivo principal é proporcionar técnicas de desenvoltura e desenvolvimento das Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVF) na agricultura. O município de Ouro é destaque por ter em sua maioria pequenas unidades de produção da vida familiar, focando uma nova visão desse sistema. O curso é um projeto do Instituto de Formação da Cresol – Infocos, visa dar iniciativa aos agricultores no saber decidir ações de desenvolvimento sustentável da propriedade rural, os quais passam a administrar com maior conhecimento.
O que mais surpreendeu a cada encontro foi a interação entre os educandos, não importando o grau de conhecimento, pois cada um teve a oportunidade de expressar a ideia sobre a informação apresentada e aprendizagem. Durigon como tutor da turma nas dinâmicas proporcionou a vez e voz de manifestarem verbalmente o entendimento e interpretação individual e coletiva. Durigon, além de palestrar, também pode conhecer melhor a atividade primária, consequentemente, obteve uma prática muito grande, inclusive concluiu no último mês de novembro o curso de pós-graduação e gestão de cooperativismo.
Durigon confessou estar realizado ao ministrar aulas educativas pós-médio, dando uma qualificação de técnico através da Universidade Federal do Paraná, os quais estão aptos a prestar vestibular caso queiram continuar com os estudos. Agradece a Cresol pela oportunidade de ministrar o curso, sendo cem por cento gratuito aos educandos, num investimento na formação dos associados. Lembrou o palestrante, essa responsabilidade social que a Cresol traz para Ouro e região dá uma visualidade enorme, tanto é que os municípios vizinhos vêm procurando implantar a unidades Cresol em suas comunidades.
Apesar da dificuldade e da crise econômica mundial, Denilson Rodigueiro (um dos diretores da Cresol), destaca que em 2009 também foi um ano de crescimento para a Cresol, principalmente na organização da cooperativa e na sua participação na comunidade. O crescimento ocorreu nas operações de crédito, quadro social, aumento de capital - estrutura de trabalho e na abrangência de municípios. A meta para 2010 é continuar este trabalho, com perspectiva melhor, pois foi superada a crise, levando em conta a confiança estar de volta, ainda o desempenho de uma boa safra, possibilitando um planejamento bom para o próximo ano, consequentemente de crescimento e fortalecimento dos convênios com as instituições financeiras em nível nacional e estadual, o que atraí mais pessoas para dentro da Cresol. Estão conseguindo atender cada vez mais a agricultura familiar, também trazem benefícios na política pública dos municípios. O grande diferencial da Cresol é na questão atendimento personalizado, convive com os municípios dentro de sua realidade, desenvolve política dentro de cada cultura, os atendentes são da própria cidade de origem, proporciona o desenvolvimento local sustentável – investe no homem do campo e também da cidade, sendo uma grande cadeia de trabalho e desenvolvimento. Os recursos da Cresol são aplicadoz no quadro social e na praça onde está situada, num projeto exclusivo em prol da comunidade local.
Segundo o presidente da Cresol Ouro, Irineu Caetano Lovatel, além da palestra e conquistas em 2009, foi projetada algumas expectativas de produtos para 2010, ainda serviu como forma de confraternização dos funcionários de Ouro, Ibian e Abelardo Luz numa tarde de recreação nas Thermas de Ouro. A Cresol teve um crescimento de 100% em 2009 e pretendem aumentar o desenvolvimento e abrangência. Lembrou Lovatel sobre os novos postos de atendimentos Cresol abertos em Zortéa, Lacerdópolis e Água Doce. De certa forma, a meta de crescimento planejada para 2010 acabou acontecendo em 2009, de forma antecipada devido à aceitação do produto pelos cidadãos, porém, tiveram de reavaliar o plano estratégico, o que também é sucesso, isto se deve aos diretores Conselho Fiscal e de Administração, com excelente desempenho dos funcionários. Para 2010 terão de disponibilizar de mais controle e gestão, devido a Cresol ter passado a condição de grande cooperativa com mais de 1.300 sócios, uma carteira de mais de onde milhões reais e um ativo de 18 a 19 milhões a serem administrados no próximo ano.

Cresol proporcionando conhecimentos aos empresários rurais: agricultores.

Lovatel e Rodigueiro.


 

Anterior

Ligeirinho

Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário