Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
UMA DAS MAIS ANTIGAS PROFISSÕES
ENTREGA DE LEITE A CAVALO EM CAPINZAL
O agricultor Santo Rosseti, há 55 anos entrega leite a cavalo no município de Capinzal. Rosseti de 65 anos, tem a propriedade na localidade de Lauro Müller, a dois quilômetros do centro da cidade.
No início, quando ainda era solteiro, Santo Rosseti com dez anos de idade iniciou a entrega de leite, seguindo os passos de seu pai Izaltino, também agricultor, porém, desde 19 de junho de 1976 faz 33 anos que tem seu próprio negócio, quando casou com Salete Lurdes Rosseti, com a qual tem os filhos: Givanildo Rosseti (de 31 anos) e Juliana Aline Rosseti (de 19 anos).
No início entregava leite diariamente, depois passou a fazer nas terças, quintas, sextas-feiras e nos domingos, agora o faz na terça e sexta-feira.
O leite que entrega de casa em casa nas terças atende umas famílias e nas sextas outros clientes. O valor comercializado é de R$ 2,40 numa vasilhame de dois litros, além deste tipo de entrega também leva a cavalo ovos, aipim, frango e mais produtos cultivados no campo para serem comercializados na cidade, onde também faz compras (rancho), consequentemente, o dinheiro gerado no comércio local permanece circulando no Município.
Geralmente são 40 unidades a cada entrega, os demais 80 litros tirados diariamente vão para a industrialização: a Leite Vida, para quem entrega há um ano e meio, antes disto entregava para outra empresa por quatro anos.
Ao longo do tempo teve oito animais entre cavalos, mulas e burros, destes, está atualmente com Alazão com 14 anos de idade e o Baito de 10 anos (este da foto ).
A produção de leite é tirada de oito vacas, das 14 que tem na propriedade, sendo feito com a máquina (ordenhadeira), realizada às cinco horas da manhã e às cinco horas da tarde, porém, quem faz o serviço é sua mulher e filhos, já que ele não sabe, apenas entrega o produto. Faz 16 anos que tiram o leite com a ordenhadeira, antes era manual e dava muito trabalho.
Agostinho de Souza, morador do Loteamento Fernanda, há 12 anos é cliente de Santo Rosseti, da Rua Maria Augusta de Oliveira, nº192, o qual compra o leite para a alimentação da família.
Para poder ofertar e entregar leite de qualidade dispensa todo o cuidado com a saúde animal, vacina, desvermina, ainda dá uma alimentação composta de pasto e rações. Lembrou Rosseti, dos 55 anos como leiteiro, Serli Morais comprou por 41 anos e cinco meses, sendo uma das clientes que mais tempo adquiriu o leite, conseqüentemente, recentemente parou porque os filhos já são adultos.
A nossa Reportagem perguntou ao Sr. Santo Rosseti, se já pensou em parar de entregar leite de casa em casa, então assim respondeu: “Planejei parar daqui há quatro anos, quando minha filha se formar em psicologia na Unoesc de Joaçaba”.
Essa reportagem também mereceu um documentário feito pelos acadêmicos do curso Comunicação Social e Jornalismo, na disciplina de Televisão III, da UnC de Concórdia, sob a orientação do professor Duca.
Rosseti no Loteamento Fernanda, com o cliente Agostinho.
Deixe seu comentário