logo RCN

UMA PERDA REGIONAL

HOMENAGEM AO SEMPRE LEMBRADO CELSO JASKIU

 

      Um dia que não poderia ter chegado foi a segunda-feira, 30 de março de 2009, principalmente às seis horas da manhã, data e horário que aconteceu uma grande perda para Capinzal e região, sendo a morte de um dos mais arrojados empreendedores do Vale do Rio do Peixe: Celso Jair Jaskiu.

 

Apesar de sua pouca idade, 52 anos, ao longo do tempo conseguiu erguer empreendimentos e prestar serviços em quatro lojas de móveis e eletrodomésticos (sendo duas à Rua Dona Linda Santos e uma nos altos da XV de Novembro; mais uma no município de Piratuba). Jaskiu ainda deu status aos capinzalenses colocando em funcionamento o Antares Hotel e a Modulare sendo uma ampla e moderna loja de móveis e eletrodomésticos, anexo a Átria Flat com 29 apartamentos mobiliados, de alto padrão e conforto com um toque de bom gosto, atendendo as exigências de morar bem, privilégio de poucos e acessível a todos.

Numa triste ironia do destino a Leucemia foi mais forte e num período de cinco anos acabou tirando a vida de forma prematura, pois com certeza, os empreendimentos não parariam por aí, já que era arrojado e vislumbrava o futuro.

O então empresário é natural de Capinzal, da localidade da Barra do Pinheiro, na época, uma das maiores comunidades do Município. Para quem não conheceu Jaskiu, poderá pensar que nasceu em berços de ouro, devido a sua trajetória de sucesso fruto da determinação e muito trabalho. No final da década de 1970 iniciava na atividade comercial, como vendedor ambulante num espaço entre a Lanchonete Pinkaro (hoje Loja Econômica) e a Barbearia do Schwantes (atual Relojoaria Rebelatto), em frente ao Bradesco, na venda de fitas cassetes. No início da década de 1980, passou a prestar serviços defronte ao Calçadão onde está a Loja Só Criança, à Rua Carmelo Zocolli, na venda de fitas cassetes, discos de vinil, rádios e gravadores. A partir daí constituiu família, teve duas filhas e um neto, consequentemente conseguiu a consagração comercial e empresarial. 

Como forma de reconhecimento pela luta e conquistas, em 17 de abril de 2004 na solenidade de colação de grau no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, Celso Jair Jaskiu foi homenageado como patrono da turma de formandos do Curso de Gestão Empresarial, num evento da Unoesc Joaçaba extensão de Capinzal.

Nas Feiras de Eventos e Negócios (Expovale), realizadas em outubro de cada ano desde 2003, no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, na localidade de Engenho Novo, o Troféu Destaque Econômico foi instituído pelo Poder Executivo de Capinzal como forma de reconhecimento do Poder Público Municipal a empresários e produtores que se destacam na formação do movimento econômico e agropecuário, responsável pela geração da arrecadação de Capinzal, Jaskiu por várias vezes recebeu o reconhecimento através de troféus. O evento é organizado pela Administração Municipal em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Turismo (INCOTUR), com o apoio da JCI  - Câmara Júnior.

Em todas as edições do Passeio Ciclístico 46 anos de emancipação Político-Administrativa do município de Ouro e 20 anos de O TEMPO – um jornal de fato, Jaskiu nos dez eventos foi parceiro doando para premiação dos participantes bicicletas, desta vez será realizado na manhã, sábado, 18 de abril.

Com a partida de Celso Jair Jaskiu fica uma lacuna regional tanto na sociedade, quanto na vida empresarial e comercial, ainda deixou exemplos de determinação e de força de vontade de que querer é fazer a coisa acontecer, basta lugar para tanto.

 

NADA É IMPOSSÍVEL

Celso Jair Jaskiu, um empresário que mesmo nas dificuldades viu uma oportunidade de mostrar sua inteligência e sua forma de conquistar novos mercados, buscou no decorrer de sua vida construir alicerces fortes que mesmo com o impacto da tempestade jamais balançaria. “Você viu antes, viu mais, viu melhor e viu mais longe”.

Sonhou com seu próprio negócio e isso é o sonho de muitos. Mas você provou que é preciso muito mais do que sonho ou vontade. É preciso conhecimento e dedicação para adquirir capacidade e habilidade para ser bem-sucedido.

Assumir um negócio é uma aventura perigosa e arriscada. Algumas características pessoais auxiliam, e não pensem que se nasce um vencedor. O vencedor constrói a si próprio, eliminando fraquezas e explorando as potencialidades e nisso você foi campeão.

Você ensinou que a chance de sucesso aumenta quando existe visão, foco e objetivos bem definidos e bem delimitados; quando há busca por informações e conhecimento; quando assumimos que somos falhos e que nosso sucesso depende não apenas de nossa vontade, mas também da ajuda de outras pessoas e profissionais; quando pensamos em longo prazo, e agimos para atingir aquilo que nos propusemos; quando há flexibilidade. Vale lembrar que ser flexível não é ser fraco... Mas sim ter a capacidade de mudar o rumo quando o vento não sopra a favor.

E assim, tornou a classe Lojista ainda mais forte, planejou, ousou, acreditou e muito mais que isso colocou seus planos em ação! Você tornou-se um empreendedor quando fez algo de forma oportunista, diferenciada, criativa e revolucionária que atendesse as necessidades, interesses ou desejos de uma clientela. Esta é a combinação perfeita para o sucesso, e você chegou lá.

Contudo a vida é cheia de surpresas, nem sempre tão belas, você aprendeu a lidar com a dor sem que ela o deixasse desmotivado, pois sempre acreditou que tudo um dia seria melhor. Parabéns Celso! Você conseguiu, provar que ser empresário é muito mais que ficar atrás de um balcão, ser empresário com o real significado da palavra e correr atrás, é mostrar seu valor quando todos nem olham para você, é provar que não são palavras bonitas que transformam um homem, mas sim o quanto elas podem modificar alguém.

Você com certeza ficará em nossa classe lojista como uma tatuagem, uma marca eterna, alguém que realmente fez a diferença. São de empresários assim que toda e qualquer classe precisa, fortes e de uma autenticidade impar. Você nunca tentou ser igual a ninguém, nunca buscou ser a sombra de outra pessoa e jamais se escondeu atrás do medo. Com seu jeito simples percorreu muitos caminhos e com certeza, cruzou obstáculos e superou muitas dificuldades, provando a todos que o que nos leva ao topo não é que temos, mas sim quem somos!

 

Celso, você é um exemplo de Empreendedor!

 

 

CARO AMIGO CELSO...

 

Meu primeiro amigo em Capinzal, que a Virgem de Luz receba a sua alma com benevolência.

Que suas qualidades de amigo, pessoa simples, sempre pronta para prestar uma ajuda, pessoa que não conhecia o pessimismo e o problema sem solução, sejam reconhecidas e valorizadas por aqueles que agora te recebem em outras dimensões.

Um grande abraço, do juiz de direito Alexandre Dittrich Buhr.

 

 

 

  

 

 

 

Anterior

JUSTIÇA DETERMINA QUE SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL PAGUE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Próximo

ENCONTRO DE BANDAS

Deixe seu comentário