Pet Levado a Sério: Campos Novos no centro das discussões sobre políticas para animais |
Unoesc
Fórum Internacional Brasil-Itália aproxima os dois países e fecha com resultados favoráveis para a região
O I Fibi ? Fórum Internacional Brasil/Itália ? começou na última segunda-feira, dia 22, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) campus Joaçaba.
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realizou uma sessão solene em homenagem à imigração italiana. Na região meio-oeste do Estado, cerca de 70% da população descende de famílias italianas.
No segundo dia, o sociólogo italiano Domenico de Masi foi o palestrante mais esperado. Cerca de 800 pessoas lotaram as dependências do Auditório Afonso Dresch. De Masi é autor de vários livros. O mais famoso deles aborda uma teoria considerada perigosa para alguns e para outros, a forma ideal de trabalho: o ócio criativo. Segundo ele, cada vez mais pessoas e empresas aderem aos seus conceitos e passam a ter vidas mais felizes e produtivas. Aqui, a palavra ócio não significa preguiça, sedentarismo ou alienação, mas sim a unificação do trabalho, do lazer e do estudo. Esta é a proposta de Domenico De Masi, da Universidade La Sapienza, de Roma, e presidente da Escola de Especialização em Ciências Organizativas, a S3 Studium.
O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, que acompanhou o sociólogo durante o fórum, revelou a instalação de uma filial da S3 Studium ? empresa de consultoria organizacional - em Florianópolis. Será a primeira fora de Roma.
Na quarta-feira, dia 24, foi a vez do fórum de administração e gestão pública, com a presença de técnicos do governo da região de Emilia Romagna, a mais rica da Itália. Uma rodada de negócios, envolvendo empresários brasileiros e italianos ocorreu, paralelamente, nas dependências do Clube Cruzeiro.
Na quinta-feira ocorreram os fóruns do Meio Ambiente e Design, com a presença de professores do Instituto Politécnico de Milão, referência no design mundial, e o professor Roberto Massini, do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade de Parma, que falou sobre a necessidade das pequenas e médias empresas brasileiras de alimentos em adquirir know-how técnico-científico para se desenvolver.
O último fórum do Fibi aconteceu na sexta-feira e foi sobre as relações Brasil-Itália. O professor José Carlos Radin abordou a imigração italiana no Brasil, sobretudo, no oeste catarinense. A imagem do Brasil na Itália foi abordada pelo secretário geral da Associazione Cuore Triveneto, Paolo Meneghini e o diretor da Dimensione Impresa, Enzo Miotti falou sobre as possibilidades de trabalho na Itália.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Joviles Vitório Trevisol, um dos coordenadores do Fórum, revelou a possibilidade de uma segunda edição para daqui dois anos. Segundo ele, a semana rendeu boas oportunidades de negócios, parcerias e troca de experiências entre os dois países. ?A partir do ano que vem, deveremos oferecer o Curso Superior Seqüêncial em Língua Italiana, com o apoio da Embaixada da Itália no Braisl; nossos alunos terão a chance de participar de cursos de gastronomia vêneta e nossos professores poderão cursar mestrado e doutorado em universidades italianas", revela o pró-reitor que também lembra, a possível parceria com o governo da Emilia Romagna para a troca de conhecimentos e de experiências em administração pública e gestão de pequenas empresas. "O Fibi inseriu a Unoesc em toda a região sul, reuniu grandes conferencistas e políticos catarinenses e iniciou o processo de internacionalização da unibversidade, criando espaço para intercâmbio científico/tecnológico e comercial com a Itália", afirmou. A rodada de negócios também foi positiva com mais de 40 contatos entre empresários brasileiros e italianos que poderão se transformar em futuros negócios.
Professores Universitários são tema de livro lançado pela editora Unoesc
(comilustração)
A Editora Unoesc apresenta a 2ª edição, revista e ampliada, da obra Ensino e Aprendizagem na Universidade: um roteiro de estudos, do professor Aristides Cimadon. O livro traz uma reflexão, sob o ponto de vista cognitivo, de aspectos teóricos e práticos que servem de subsídios para a formação do professor universitário. Segundo o autor, para ser bem-sucedido em sua carreira, é imprescindível que o professor se preocupe em saber como se processa a aprendizagem no ser humano e que utilize metodologias apropriadas para ensinar.
Este livro trata de problemas da educação no ensino superior nas universidade brasileiras, apresenta uma visão dos processos de aprendizagem humana a partir de várias teorias, traz orientações sobre técnicas de ensino, estratégias de planejamento e instrumento práticos das atividades docentes e faz uma reflexão, também, sobre para que avaliar e como avaliar.
Embora seja um material de interesse às áreas da Pedagogia, da Psicologia da aprendizagem e da tecnologia de ensino, direciona-se mais a profissionais da educação superior ligados às áreas tecnológicas e sociais aplicadas.
Tendo o aluno como o centro do processo ensino-aprendizagem, apresenta uma proposta compreensível, útil e prática, com o intuito de melhorar a compreensão de metodologias e avaliação.
COLABORE COM A DOAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA FAZER MAIS UMA CRIANÇA FELIZ NESTE NATAL!!!
(com foto)
O SAE ? Serviço de Apoio ao Estudante, informa que durante os meses de novembro e dezembro estará aceitando doações de brinquedos (em bom estado). Os alunos bolsistas que desenvolvem atividades comunitárias poderão substituir a doação de alimentos pelos brinquedos que serão entregues a crianças carentes.
Os brinquedos devem ser entregues no próprio SAE.
Deixe seu comentário