logo RCN

Unoesc promove debate sobre diversidade e consciência negra

  • - Professores da Unoesc com os participantes do debate.

Cursos de Administração, Agronomia e Pedagogia.

A Unoesc Campos Novos promoveu, no dia 4 de abril, um debate sobre diversidade e consciência negra. A atividade interdisciplinar reuniu os cursos de Administração, Agronomia e Pedagogia. Participaram do bate-papo o professor Rogerio Augusto Bilibio, o presidente do grupo Quilombola Invernada dos Negros, Edson José Lopes Camargo, e um dos representantes mais antigos do grupo, Isaias Garipuna. Sendo assim, o evento buscou inserir e fortalecer a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Segundo o coordenador do curso de Administração, Juglans Aimi Severo, o tema escolhido para debate, perpassa todos os componentes curriculares da formação de qualquer curso superior. O aluno que compreende, internaliza e, posteriormente, externaliza em suas atitudes a diversidade, torna-se um agente de mudança na sociedade. Ele compreende que na diferença existem oportunidades de crescimento, melhoria e felicidade.

- A presença do professor Bilibio, altamente capacitado para debates sobre o tema, e dois participantes de uma das maiores comunidades quilombolas de SC, a Invernada dos Negros, enriqueceram a discussão e apresentaram a realidade da sua comunidade, visão e história de vida - acrescentou o professor Juglans.

Durante o bate-papo foram apresentados os conceitos de diversidade, os fatos históricos mundiais, nacionais e regionais, o caráter plural do brasileiro pela sua formação étnica, a igualdade na diferença e a diferença na igualdade, bem como a diferença socialmente transformada em desigualdade.

- A diversidade, inclusive a racial, faz parte do nosso cotidiano. Ela enriquece a realidade do brasileiro, nossa cultura e sociedade, traz novas possibilidades e soluções para empresas e organizações - destacou Juglans.

Link da notícia: http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/unoesc-campos-novos-promove-debate-sobre-diversidade-e-consciencia-negra

Dhébora Santiago / Jornalista / Marketing Unoesc Joaçaba

 

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Ipira sediou a etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade - JASTI Próximo

Ipira sediou a etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade - JASTI

Deixe seu comentário