URBANISMO
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO PERÍMETRO URBANO DE OURO
A diretoria de Urbanismo da cidade de Ouro comemora em 2009 a construção da pavimentação asfáltica centro ao bairro Nossa Senhora dos Navegantes, sendo benfeitorias nas ruas Formosa e Brasil, inclusive com a colocação da tubulação para o escoamento das águas pluviais. O projeto de pavimentação ainda era prefeito José Camilo Pastore e executado no atual governo de Néri Luiz Miqueloto e seu vice Danilo Deitos. O diretor Rodrigo Neis concorda que essa obra teve certa demora para a sua conclusão, devido a grande manifestação de chuva e também a empresa tinha outras obrigações ao mesmo tempo, no entanto, foi entregue no período estipulado.
Quanto às obras em andamento que serão finalizadas em 2010, Rodrigo destaca a terceira etapa de construção da pavimentação asfáltica da Rua Presidente Kennedy, porém, esperavam que ficasse pronta no corrente mês, de 18 a 20, porém, a parte que compete a Prefeitura, sendo a retirada do meio-fio e do calçamento, a diretoria de urbanismo fez a sua obrigação, o restante é obra concluída de responsabilidade da Viga (de Joaçaba) com prazo de 90 dias a partir da entrega da ordem de serviço, consequentemente, estão adiantados dentro do previsto, pois em 30 dias a preparação estará pronta, faltando apenas colocar mais uns 10 centímetro de base e colocar em cima o asfalto propriamente dito.
Quanto ao retorno feito por caminhões de entrega de produtos alimentícios e outros, na Rua Presidente Kennedy com a Osvaldo Lemes, concorda ser uma dificuldade, pois estes enroscam o pára-choque dianteiro e também o traseiro, portanto, estão estudando uma solução, porém, abaixar o nivelamento não tem como, devido rocha debaixo do calçamento. Na tentativa de solucionar o problema, pretendem fazer o mesmo do acesso centro ao bairro Navegantes, nas ruas Formosa e Pinheiro Machado poderão sanar essa dificuldade.
Como vai ficar um asfalto de primeiro mundo, também conter certo abuso na velocidade, podendo resultar em risco à segurança no livre trânsito, onde alguns sugerem quebra-molas. “Não será a prefeitura quem decidirá o que fazer para conter a velocidade, e sim, os moradores da Rua Presidente Kennedy”, declarou Rodrigo.
O início de ano sempre é uma dificuldade em termos de quadro funcional, pois em janeiro e fevereiro apenas podem contar com os efetivos, a partir de março esperam poder contratar o pessoal necessário, consequentemente, até lá vão fazer a rotatividade dos serviços, ou seja, acompanhar a terceira etapa do asfalto na Presidente Kennedy, prosseguir nas roçadas e limpeza (varrer as ruas).
Será dado três a quatro dias no final de ano aos funcionários para descansarem, sendo que voltam ao trabalho normal em 02 de janeiro, portanto, recebem férias os que têm vencido o período, evitando acumular o direito de cada um, para tanto, é escalada o mês para não ficar sem servidor. Já o trabalho é grande.
O departamento de Urbanismo a cada 20 dias faz as roçadas nas marginais das ruas da cidade, do bairro e dos loteamentos, também no Distrito de Santa Lúcia e sentido SC-135. Outra realização são às pinturas dos meio-fios e postes duas vezes ao ano. Uma grande benfeitoria foi a colocação dos tubos e meio-fio na Rua Formosa e construção de muro de ciclope, ainda acompanhamento nas obras de pavimentação asfáltica. Limpeza e organização de eventos, a exemplo da do auxílio na Festa do Colono e Terceira Idade. Limpeza do cemitério municipal e pinturas necessárias. Lavação das principais ruas da cidade, retirando excesso de poeira deixada pelas enxurradas; poda de árvores; recolhimento de galhos – entulhos – lixo. Recolhimento de lixo no interior do município a cada 45 dias também ajudaram.
Rodrigo Neis satisfeito com o desempenho da diretoria de urbanismo em 2009.
Deixe seu comentário