VOLTANDO NO TEMPO
Firma Pagnoncelli ? Hachmann
O uso da madeira no decorrer da história segundo o site: http://www.arq.ufsc.br, os primatas, nossos antecessores utilizavam-se das árvores como moradia. Estas os abrigavam o suficiente, porém as grutas ou as moradas construídas (tocas, cabanas,...) se tornaram mais eficientes para os moradores. Nestes tempos a madeira já era utilizada como material de construção. Pilares e vigas foram descobertos na pré-história em várias civilizações, antes do fogo. Não podemos falar do uso da madeira sem especificar cada civilização. Cada clima, terreno, cataclismos que determinavam um método diferente no uso da madeira. O ser humano viu neste elemento uma fonte de intermináveis aptidões. A madeira flutua, portanto os primeiros barcos surgiram dela e se aprimoraram com o tempo. É fácil de trabalhar, logo utensílios domésticos, ou de trabalho, móveis, e esculturas, ... Cada local com os seus tipos de árvores, adaptou suas necessidades ao que lhe era disponível. A madeira era utilizada pura ou combinada com outros elementos como o barro, a palha, a pedra, o ferro,... Algumas civilizações onde o uso da madeira na arquitetura se destacou de formas diferentes: O Extremo Oriente, com uma arquitetura leve e que é feita para suportar os terremotos frequentes, portanto é feita de encaixes frágeis mas resistentes. Já a arquitetura Norueguesa é caracterizada pela largura das paredes capazes de isolar o frio, uma macividade na construção, bem diferente da Oriental, porém muito interessante o diferente tipo de uso.
Quanto à atividade desenvolvida pela Firma Pagnoncelli e a Empresa Hachmann, essa deram grande contribuição para o desenvolvimento de Capinzal e região, inclusive podem servir de espelho para bons exemplos a serem seguidos.
Antiga fábrica de caixas da Firma Pagnoncelli – Hachmann S/A, destruída pelo fogo em 1957, situada à Rua Ernesto Hachmann.
Antiga Pasta Mecânica da Firma Pagnoncelli – Hachmann, década de 1960, na localidade de Barro Preto.
Caminhões da Firma Hachmann, transportando madeiras para exportação, DESTINO Porto de Itajaí, década de 1970. Vendo-se no 1º caminhão à frente o motorista Antonio Piovesan – popular Tico-Tico.
Caminhão transportando funcionários da Firma Hachmann, juntamente com uma tora de imbuía medindo mais de dois metros de diâmetro. Detalhe: Cidadão no chão deve ser o Sr. Hellmuth Hachmann.
Vista de um depósito de madeiras da Firma Hachmann S/A em Rio do Mato, década de 1980.
Junta de bois da Firma Hachmann transportando uma locomóvel.
Dois caminhões e um ônibus da Firma Hachmann, o ônibus era para o transporte de funcionários da Firma em Rio do Mato.
Deixe seu comentário