Celebration ABAG: 15 Anos de Solidariedade, Emoção e Conexão Humana |
VOLTANDO NO TEMPO
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE OURO 46 ANOS
A cor amarelada dos campos de trigais, cereal mais importante da época da colonização, originou seu nome. Hoje, tem como prefeito Neri Luis Miqueloto e vice-prefeito Danilo Deitos.
A atividade econômica foi-se alterando com o passar do tempo. A primeira delas surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia que cortou o Vale do Rio do Peixe, bem como suas famílias. Os "armazéns" comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.
Paralelamente, outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos (gado e suínos), dando suporte ao comércio local, que prosperava porque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia, que foi fator de grande desenvolvimento para toda a região.
PRINCIPAIS EVENTOS
Fevereiro: Festa nas grutas de Nossa Senhora de Lourdes em Leãozinho e Rancho Grande – Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município, com procissão fluvial pelas águas do Rio do Peixe.
Abril: Festividades do aniversário do Município.
Maio (último domingo do mês): Romaria de Nossa Senhora do Caravággio, saindo do centro da cidade até o seu Santuário as margens da rodovia SC-303.
Junho: Festa Colonial italiana em Linha Sagrado (segundo domingo); Festa de São João Batista (terceiro domingo) – Parque Jardim Ouro; Festival da Canção Italiana (primeira quinzena) – Ginásio municipal de esportes*; Jantar Italiano (terceira sexta-feira) – Clube Floresta*; Noite do Queijo e do Vinho (terceiro sábado) – Clube Floresta*; Promoções do Grupo Piccola Itália Del’Oro.
Julho: Dia 26, Festa do Colono, no Centro de Eventos, SC-303.
Setembro: Dia 18, Festa do Leitão Light - Santa Bárbara;
Outubro: Dia 12, Festa em Linha Sul, com procissão motorizada; Festa Nossa Senhora Aparecida (segundo domingo) – Bairro Navegantes.
Dezembro: Festividades Natalinas.
Durante todo ano são realizadas diversas festas religiosas nas 22 capelas localizadas nas comunidades rurais e bairros. Recentemente fundou-se a capela de Santa Paulina, no Bairro Kleinübing.
A atividade turística, com a implantação da Rota da Fé, vem sendo estimulada no Município, em razão de sua forte história religiosa e pela existência de pontos naturais muito interessantes e belos. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki.
Através de pesquisa e procurando por informações, tivemos acesso com o professor e ex-prefeito Euclides Celito Riquetti, fotos dos pioneiros ourenses. Veríssimo Américo Ribeiro foi o pioneiro da colonização da localidade de Pinheiro Baixo, no início do século passado, na foto em pose especial sobre o cavalo. Também o caboclo Estêvo morava na terra de Veríssimo Américo Ribeiro, em Pinheiro Baixo, posteriormente, ainda solteiro apesar, do avançado da idade, em 1948 foi residir em Bonsucesso, o qual viveu aproximadamente 120 anos.
Algo curioso, o historiador Riquetti também tem a foto da primeira pessoa registrada em Ouro, no Cartório local, atual Cartório Moreira. Ela se chamava Romilda Recarcati, nascida em 03 de abril de 1919, registrada em 04 outubro de 1920, na época Ouro era Distrito de Abelardo Luz (antiga colônia de Palma). Depois de casada, chamou-se Romilda Recarcati Boff (in-memorian desde 12/05/2006). Romilda é mãe de Maria Veríssimo Ribeiro, nascida em 04 de janeiro de 1914 em Caxias do Sul (RS), passou a residir no município de Ouro no ano de 1919, já a foto é de 06 de agosto de 2004.
A programação alusiva Ouro 46 anos de emancipação Político-Administrativa iniciou no dia 7 de abril com Ato Cívico em frente do Ginásio de Esportes André Colombo, rua de lazer, lançamento das escolinhas esportivas e atividades do Dia Mundial da Saúde; no dia 13, segunda-feira, feriado de emancipação.
A primeira Noite Cultural foi realizada na terça-feira, 14, com “Canto, Poesia e Arte, tendo a participação do Coral Píccola Itália Del’Oro, Apecoz e Artistas locais (Biblioteca Municipal Prefeito Ivo Luiz Bazzo); dia 18 sábado, 09 horas Xº Passeio Ciclístico Cidade de Ouro (46 anos) e O TEMPO – um jornal de Fato (20 anos), com saída e chegada de fronte ao Ginásio André Colombo com vários prêmios; dia 25 sábado, Festival Intermunicipal da Canção de Ouro – FICO, início às 19 horas, no Centro de Eventos de Linha Caravággio; dia 29 quarta-feira, às 08h30min, Dia de Lazer, 10h30min inauguração da Sede Administrativa do Distrito de Santa Lúcia e dia 30 quinta-feira, 19h30min confraternização dos funcionários públicos municipais, no Centro de Eventos de Caravággio.
Veríssimo Américo Ribeiro, pioneiro na localidade de Pinheiro Baixo.
Caboclo Estevão, morava na terra de Veríssimo Américo Ribeiro.
Romilda Recarcati Bof, primeira pessoa registrada em Ouro.
Maria Veríssimo Ribeiro, foto de 06/08/2004.
Deixe seu comentário