Zortéa lança edital para aquisição de maquinário

-
- Representantes da Escola Mater Dolorum de Capinzal, convidando para a VIII Semana Pedagógica, de 10 a 11 Maio.
Zortéa lança edital para aquisição de maquinário, sendo inédito a Prefeitura comprar escavadeira hidráulica
Provavelmente incêndio criminoso destrói balança que pesaria gado geral, na primeira exposição do Município.
A Prefeitura de Zortéa (SC), quarta-feira, 25, fez a largada do edital para a aquisição de dois caminhões, um rolo compactador e também de uma escavadeira hidráulica com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e uma pequena contrapartida do Município. Esse projeto atinge R$ 1.305.000,00 na compra dos bens, o que vai beneficiar o setor de agricultura e principalmente de infraestrutura. São equipamentos que serão valiosos para o Município, consequentemente, é inédito Zortéa adquirir uma escavadeira hidráulica, sendo um equipamento que custa aproximadamente R$ 400 mil, e um rolo compactador que vem atender as necessidades da municipalidade.
Segundo o prefeito Alcides Mantovani, este projeto para fazer vários pedaços de asfalto, porém, à base será feita com os serviços da Prefeitura, custando bem mais barato, portanto, com a aquisição desses equipamentos. Mantovani agradece o Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, inclusive, o deputado Romildo Titon, os quais lutaram lá pela liberação desses recursos. Já está aprovado a proposta para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), sendo que assim que sair a licitação será depositado os recursos para que o Município possa fazer o pagamento.
Outra boa notícia é quanto o Movimento Econômico de Zortéa, sendo o único município que cresceu até 15% apresentado pela Secretaria da Fazenda no último mês. Quanto aos últimos dois anos, teve crescimento, mas, em 2018 cresceram no valor agregado. Todos os municípios da região de Campos Novos, com exceção de Zortéa e Celso Ramos, onde Celso Ramos cresceu um milhão de reais e os demais tiveram decréscimo. Já Zortéa cresceu dois milhões de reais, sendo fruto do trabalho da gestão administrativa, juntamente com a Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), de buscar todas as possibilidades, das empresas, declarações corrigir durante o ano passado, quando os empreendedores também começaram a se organizar, o que gerou um valor agregado, devendo em 2019 aumentar o número do ICMS em quase 15%. "É importante para o Município, sendo a nossa gestão quieta e de trabalho, de busca e está aí um dos grandes resultados quanto ao o crescimento do valor agregado do Movimento Econômico, pois sabemos que todos os municípios da região tiveram decréscimo. Inclusive municípios vizinhos, a exemplo de Capinzal, Campos Novos, já Abdon Batista caiu bastante", informa Mantovani. Prossegue ele, dizendo ser um trabalho que estão fazendo dentro do Município e junto com a Secretaria da Fazenda para poder agregar todos os valores da produção de Zortéa, ainda com a instalação de novas empresas, porém, no comércio local quase não teve a instalação de novas empresas, mas houve um crescimento de quase seis milhões de reais no valor agregado, sendo fruto do trabalho conjunto do comércio, da CDL e principalmente, da população comprando no Município.
Na última semana tiveram uma goza de medição de um asfalto que foi construído no atual mandato, mas, licitado no passado, porém, a empresa cometeu vários erros na execução dos serviços. Então foram apontados os erros, notificada a empresa antes mesmo que a Caixa Econômica Federal fosse fazer a fiscalização, pois a Prefeitura não receberia a obra caso não fosse corrigido da maneira que estava.
Estão no aguardo desta semana a empresa para fazer as correções, principalmente de meio fio e seu alinhamento, calçadas, ainda de algumas baixadas que deram por falta de compactação a onde foi executado o asfalto. "Tudo isto estamos atentos para não ter nenhum prejuízo para os cofres públicos, sendo que a empresa se comprometeu em realizar todas as correções apontadas pela Prefeitura e pela CEF, para que essa obra tenha qualidade e durabilidade", assim informa e espera Mantovani.
A Prefeitura tem uma parceria com o Sindicato Rural de Capinzal, Ouro e Zortéa, para a realização da primeira feira do terneiro e da terneira na exposição de gado geral no dia 02 de junho (sábado). O que está no calendário estadual e a construção das mangueiras a empresa construiu 40% das obras. Certamente até junho deverá todas as mangueiras estarem prontas para poder realizar este primeiro evento. É claro que no centro de evento alguns serviços serão realizados posterior ao primeiro evento, quanto a estrutura no pavilhão. As mangueiras ficarão prontas para que os produtores possam vender seus produtos, sendo uma feira com 500 cabeças de gado, o que pode girar em torno de um milhão de reais. O que é um valor agregado, resultado do setor primário, o que vai somar para que o Município tenha rendimento, pois não é intenção criar coisa para gerar despesa no Zortéa, mas, coisa que tenha um futuro com crescimento do Movimento Econômico, ainda a valorização do agropecuarista que venderá seus produtos, ainda pessoas de fora trazendo recursos, ainda é a oportunidade de vender seus produtos no município sem precisar se deslocar para outros centros. As pessoas indo para o Zortéa fazer o arremate do gado, possibilita gerar renda em numa programação que será elaborada e realizada pelo Sindicato.
ATENÇÃO - A nossa Reportagem, na quarta-feira, 25, entrevistou o Prefeito, porém, no dia seguinte, na madrugada, provavelmente, foi ateado fogo na balança que pesaria o gado geral da primeira feira do de Zortéa. Lamentável a Prefeitura proporcionando estrutura e investimentos no Parque de Exposições, ainda empresários e munícipes em si, vem contribuindo para o um Município cada vez melhor, no entanto, lamentável ter alguém que não usou da razão e deu prejuízo à municipalidade.
Representantes da Escola Mater Dolorum de Capinzal, convidando para a VIII Semana Pedagógica, de 10 a 11 Maio.
Deixe seu comentário