Vem aí a Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravággio, em Ouro-SC! |
Deputado cobra eficiência na Saúde

Reunião da Comissão de Saúde
Nesta quarta-feira (10) o Deputado Dr. Vicente Caropreso destacou na reunião da Comissão de Saúde a necessidade de melhor planejamento dos exames de mamografia em Santa Catarina. A manifestação foi baseada na resposta da Secretaria de Saúde do pedido de informação a respeito do Procedimento. A indagação surgiu na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa, proposta por Dr. Vicente, que tratou sobre o assunto.
O documento aponta que existem no Estado 187 mamógrafos em funcionamento, mas os números apresentados demonstram a subutilização dos equipamentos. A capacidade anual é de 987.360 exames. No período entre maio de 2015 e maio de 2016 foram realizados apenas 15.198 procedimentos. Ou seja, a produção de cada aparelho é apenas de aproximadamente 6% no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde.
"Temos que otimizar o uso dos aparelhos disponíveis. Estamos falando toda hora de financiamento da saúde, então vamos propor o uso ideal dos equipamentos disponíveis no Estado para que toda a demanda seja atendida", comentou o Deputado. Segundo ele o dinheiro público não pode ser jogado pela janela.
Ainda na reunião o Parlamentar destacou a crise que os hospitais filantrópicos estão enfrentando. "Alguns já faliram e outros estão a beira de fechar" disse reforçando o problema enfrentado pelo setor. Pra que as entidades tenham mais suporte o Deputado anunciou que vai dar entrada a uma moção solicitando a criação de uma linha de crédito para os hospitais filantrópicos. De acordo com ele, a Comissão de Saúde da Assembleia deve se manifestar para que os hospitais tenham o apoio necessário.
Dr. Vicente finalizou dizendo que a parte pública deve ser melhor pensada e que existem modelos de atendimento da saúde adotados por países de primeiro mundo que podem ser implantados no Brasil diminuindo os custos atuais. "A crise existe e sempre vai existir e temos que saber sair dela", completou.
--
Flavio Vieira Júnior
Deixe seu comentário