FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

-
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor Regional da Associação Catarinense - Adelcio Machado dos Santos
REITOR ADELCIO DESTACA IMPORTÂNCIA DA LEITURA
O Reitor da UNIARP e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, no ensejo de pronunciamento na reunião regional do Programa de Leitura, destacou a importância da leitura. Para Adelcio, a leitura se constitui em elemento fomentador da cultura.
No senso comum, a palavra cultura é usada como sinônimo de conhecimento e erudição. No século XIX, os europeus acreditavam que as crenças, valores e sentimentos de algumas sociedades eram superiores às crenças, valores e sentimentos de outras sociedades denominadas por eles de "primitivas".
De fato, as sociedades não são todas iguais, mas nem por isto uma é melhor do que outra. Elas são apenas diferentes.
É a cultura, através da linguagem, da religião, da política, do parentesco, da culinária, etc, que permite através de uma diversidade de traços culturais afirmar, em exemplo, que a Inglaterra é diferente do Brasil. A disparidade de cultura entre os homens cria uma divisão entre os povos.
Destarte, entende-se a cultura como um código de crenças, costumes e valores compartilhado sempre coletivamente e que faz com que cada sociedade se diferencie de sua sociedade vizinha. A cultura constitui um importante recurso econômico que deve ser potencializado em favor do desenvolvimento socioeconômico.
A cultura é, sobretudo, considerada como alguma coisa nacional, e enquanto tal, ela é associada a um território preciso e a uma língua, tradições, memórias, símbolos e rituais comuns.
Cada sistema cultural está sempre em transformação. Entender esta dinâmica é importante para diminuir o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos.
Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a concepção das diferenças entre povos de culturas diferentes, é preciso saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema.
Todavia, grande parte dos padrões culturais de um dado sistema foi copiada de outros sistemas culturais. A esses empréstimos culturais a antropologia denomina difusão. Os antropólogos estão convencidos de que, sem a difusão, não seria possível o grande desenvolvimento atual da humanidade.
Deixe seu comentário