FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Consciência da nossa interdependência Evandro R Guindani

Realizamos automaticamente algumas coisas sem percebermos que aquele objeto ou ato condensa em si um conjunto de pessoas. Por exemplo, o simples ato de tomar um banho quente contém em si centenas de pessoas que pesquisaram, trabalharam e criaram a energia elétrica e o chuveiro. Quando você abre a torneira para tomar seu copo de água, naquela torneira estão muitos anos de pesquisa, na água está o trabalho de muitos químicos que estudaram e criaram o processo de tratamento da mesma.
Além dessa condição de interdependência com outras pessoas, temos uma conexão com o próprio planeta Terra, somos compostos pelos mesmos elementos químicos da natureza que nos cerca. Fritjof Capra (2003) em seu livro Teia da Vida nos apresenta a visão sistêmica da vida, nos alerta para a necessidade de recuperarmos nossa plena humanidade e nossa conexão com a natureza. O autor defende a necessidade de termos uma visão de mundo holística, entendendo o mundo na perspectiva da integração, o que também denomina de uma certa visão ecológica. Esta visão de mundo sistêmica e ecológica contribui para reconhecermos a interdependência de todos os fenômenos, e o fato de que, enquanto indivíduos e sociedades, fazemos parte de vários processos integrados e cíclicos da natureza. As reflexões do autor apontam para uma mudança ética, uma nova forma de nos compreendermos não mais de forma hierárquica e competitiva, mas integrada e interconectada ao outro.
Aquilo que somos é o resultado das relações com o mundo e com as pessoas, principalmente aquelas mais próximas. Na história da filosofia nos deparamos com autores como Aristóteles que ressaltaram nossa dimensão política e social. Somos seres de relações, nos fazemos e nos tornamos na relação com as pessoas. Somos o resultado de nossa convivência com o outro. Até mesmo nossa identidade, a forma que nos vemos e nos compreendemos tem relação com aquilo que os outros esperam e dizem de nós. Precisamos viver em grupos, em famílias e consequentemente nosso comportamento é constantemente influenciado pelas pessoas que nos cercam. Portanto, o primeiro passo para você não se tornar uma pessoa egoísta e individualista é ter a consciência de sua interdependência e conexão com o outro, sejam pessoas, animais ou a própria natureza e todo o ecossistema.
Gostou desse assunto? Se quiser refletir mais sobre isso, leia o livro: “O novo sucesso: uma crítica à meritocracia”, publicado neste ano pela Editora Appris. O livro, escrito por mim e minha esposa, apresenta resultados de pesquisas, estudos e vivências pessoais em mais de 20 anos de experiência na educação pública e privada.
Evandro R Guindani
Você encontra a obra no site da Editora Appris, neste link:
https://www.editoraappris.com.br/produto/6627-o-novo-sucesso-uma-crtica-meritocracia
Deixe seu comentário