Vacina da gripe disponível para toda população neste sábado no Dia D |
REITOR ADELCIO ANALISA A HISTÓRIA DO DIREITO

-
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MTE/SC nº 4155 - JP) Diretor da Associação Catarinense de Impren - Adelcio Machado
Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos.
O Reitor da Uniarp e Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, presidiu a cerimônia de formatura do Curso de Graduação em Direito.
Em seu pronunciamento, Adelcio analisou a importância da História do Direito.
A História do Direito consiste na disciplina responsável pelo estudo das fontes externas do Direito, ou seja, como ele nasce, evolui e se transforma para finalmente chegar ao presente.
Atualmente, examinar e problematizar as relações entre História e Direito reveste-se da maior importância, especialmente quando se tem em conta a percepção da normatividade extraída de um determinado contexto histórico definido como experiência pretérita que conscientiza e liberta o presente.
O início da história do direito remonta à época em que os homens passaram a viver em grupos organizados, dando origem à formação de comunidades, sendo que a partir daí sentiram eles a necessidade de disciplinar a sua própria conduta, traçando normas de respeito aos direitos de cada um.
O estudo da História do Direito resulta na utilidade jurídica para a compreensão da origem do ordenamento jurídico e sua ligação com os institutos do passado, no qual o direito atual tem sua origem.
É praticamente impossível desvincular o estudo do direito de suas origens, pois a compreensão completa de uma legislação exige o conhecimento da história de sua formação.
Deste modo, o estudo da história do direito evidencia o que ele foi no passado e o caminho que percorreu para chegar ao direito contemporâneo.
É por meio da História do Direito que se estabelece os pontos de contato entre as antigas e as modernas instituições jurídicas, criando melhores condições e maiores facilidades para o exame e compreensão dessas mesmas instituições em seu estado atual.
Deixe seu comentário