PREFEITURA DE PIRATUBA APRESENTA DOIS NOVOS PROJETOS PARA ESPAÇOS PÚBLICOS |
Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa
Quando alguém nos deseja sucesso, é muito comum pensarmos em prosperidade financeira individual. Acreditamos que esse modelo de sucesso tem causado grandes prejuízos à sociedade e ao meio ambiente.
Essa ideia de sucesso também traz consigo a falsa ideia de que a prosperidade é fruto de um empenho individual.
Quando você se debruça sobre estudos sociológicos, é fácil perceber que não é possível ter êxito e prosperidade financeira sem o apoio, suporte e sustentação do outro, ninguém é uma ilha,ninguém consegue nada sozinho, apenas por mérito próprio.
Este paradigma do sucesso individual, que levou e leva milhões de jovens a sonharem com uma vida milionária, é extremamente prejudicial à sociedade e ao meio ambiente, induz ao consumismo desenfreado e à apatia social.
Precisamos apresentar aos jovens novos referenciais de sucesso, pessoas com a alteridade desenvolvida, preocupadas com o seu entorno, com a felicidade coletiva e não apenas individual. Precisamos apresentar aos jovens e adolescentes um novo modelo de sucesso que substitua o antigo.
Por isso desejamos a você em 2024, um novo sucesso!
Que você possa buscar evoluir diariamente na sua humildade, alteridade e consciência de sua interdependência ao outro.... Aos diversos tipos de outro, principalmente aqueles a quem a antiga concepção de sucesso eurocêntrica ignorou: negros, indígenas, população LGBTQIA+, presidiários, migrantes, imigrantes, refugiados... Quanto mais sensível ao outro que foi excluído das oportunidades do antigo sucesso, mais sintonizado com o novo sucesso você estará.
Esperamos que você possa educar as novas gerações dentro dessa nova concepção de sucesso, educar para a humanidade, para o amor, para a radicalidade da compaixão e do desprendimento, do desapego e da alteridade...
Não desejamos a você uma vida milionária com aplicações na bolsa de valores, mas uma vida que tenha uma empatia com as principais vítimas da desigualdade de renda e a degradação ambiental.
Desejamos a você o novo sucesso, um sucesso conectado com o mundo à sua volta, um sucesso que seja pleno e integral, social, coletivo, para que você não precise ser feliz numa bolha, dentro de uma mansão vigiada ou num carro blindado, mas feliz numa sociedade feliz e justa!
Que ao buscar seu sucesso você consiga mobilizar em você sua alteridade, sua indignação com o sofrimento do outro, e o faça lutar com todas as forças pela justiça e pela felicidade de todos a sua volta!
Sucesso!
O texto acima é um trecho do livro: “O novo sucesso: uma crítica à meritocracia”, publicado pela Editora Appris. O livro, escrito por mim e minha esposa, apresenta resultados de pesquisas, estudos e vivências pessoais em mais de 20 anos de experiência na educação.
Evandro R Guindani
Se quiser aprofundar mais esse assunto, você pode comprar o livro no site da Editora: https://editoraappris.com.br/produto/o-novo-sucesso-uma-critica-a-meritocracia/
Deixe seu comentário