logo RCN

Arthur: ouro para o Brasil

Editorial

 

 

Perfil do campeão Olímpico 2012: Arthur Nabarrete Zanetti, nascido em 16 de Abril de 1990, solteiro, natural de São Caetano do Sul, reside em São Bernardo do Campo (SP), escolaridade superior incompleto, altura 1.56 cm, peso 63 kg, começou no esporte com 7 anos, incentivo Professor de Educação Física, clube atual SERC, viagem preferida Mundial da Alemanha, em 2007, sonho no Esporte ser Campeão Mundial e Olímpico, treinador Marcos Goto.

Trajetória

1997 - Por indicação do professor e com autorização da mãe, Arthur fez o teste no clube SERC Santa Maria, em São Caetano do Sul e foi aprovado e representa o clube até hoje.

1997 - O professor de Educação Física detectou no aluno, Arthur Zanetti, qualidades e características físicas apuradas que correspondiam com aquelas procuradas pelos profissionais do alto rendimento na ginástica artística.

2003 - Após recuperar da lesão, Arthur conquista a medalha de ouro nas argolas e a prata no salto sobre a mesa no campeonato Pan-americano Interclubes.

2003 - Arthur sofre uma lesão no punho direito, afastando o ginasta dos treinamentos por seis meses.

2004 - Arthur é campeão brasileiro infantil na prova de argolas.

2005 - Arthur é campeão brasileiro juvenil na prova de argolas.

2005 - O ginasta sofre uma nova lesão, agora no ombro direito e fica fora dos treinamentos por mais seis meses.

2006 - Arthur é campeão brasileiro infanto-juvenil na prova de argolas, no solo e no salto sobre a mesa.

2007 - Primeira participação na Seleção Brasileira principal, representando o país no campeonato Mundial de Stuttgart, na Alemanha.

2007 - Campeão Pan-americano juvenil na prova de argolas e no solo. Conquistou ainda a medalha de prata no salto sobre a mesa.

2009 - Pela primeira vez na história um ginasta brasileiro é finalista na prova de argolas no Campeonato Mundial. Acabou em quarto lugar em sua estreia.

2010 - Fica afastado das competições depois de ser submetido a uma cirurgia no ombro direito. Depois de quatro meses já estava de volta aos treinamentos.

2011 - Nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, o ginasta permanece entre os melhores e volta a subir no pódio. Prata nas argolas e ouro por equipes.

2011 - Arthur se torna o segundo melhor ginasta do Mundo na prova de

Argolas. Acaba o mundial pré-olímpico com a medalha de prata e garante a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Londres.

2011 - Medalha de ouro inédita nas argolas, na disputa da Universidade, na China.

2012 - Arthur Zanetti é o grande campeão na prova de argolas no evento teste e classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres.

Conquistas

Primeiro Lugar - Jogos Olímpicos de Londres 2012 - Ouro nas Argolas.

Primeiro Lugar - Evento Teste para Londres 2012 - 1° Lugar nas Argolas.

Segundo Lugar nas Argolas - Mundial do Japão 2011.

Primeiro Lugar nas Argolas - Jogos Sul-americanos 2010.  

Segundo Lugar nas Argolas - Etapa de Sttugart da Copa do Mundo 2010.

Outros: Mundial de Londres 2009 - 4° Lugar nas Argolas e Etapa da Eslovênia da Copa do Mundo 2008 - 3° Lugar no Solo.

 

Tudo isto descrito anteriormente, serve para valorizar a conquista olímpica de Arthur Zanetti, pela primeira medalha da história da ginástica brasileira, desta vez em Londres, sendo ouro nas argolas.

Outros brasileiros eram favoritos, mas Zanetti demonstrou que tamanho não é documento, então fez bonito e levou a medalha de ouro sendo o primeiro pódio olímpico da ginástica brasileira na modalidade em todas as olimpíadas em que os brasileiros disputaram.

 

 

Anterior

Futebol arte dá lugar a falta de talento

Próximo

Voto limpo e consciente

Deixe seu comentário