Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Crescimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Editorial
Por saber que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus é uma das que mais cresce em Capinzal e em outros municípios, também na microrregião e na região, bem como em Santa Catarina e nos demais estados do Brasil e no mundo, optamos por fazer este editorial, inclusive, serão várias edições com artigos sobre essa doutrina.
A fonte que obtivemos é a Wikipédia, a enciclopédia livre, indicando por editorial, depois iremos trazer uma coluna especial semanalmente.
As igrejas evangélicas pentecostais que usam o nome Assembleia de Deus no Brasil, são em sua maioria, fruto da propagação pentecostal dos sueco-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg.
A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de Novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Os missionários suecos traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência de manifestações que já vinham ocorrendo em reuniões de oração nos Estados Unidos e também de forma isolada em outros países, principalmente, naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas, teve seu apogeu através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
A nova doutrina trouxe divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1914, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas, sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.
O próximo artigo será: A Assembleia de Deus no Brasil.
Deixe seu comentário