logo RCN

DATAS COMEMORATIVAS, POLÍTICA, POLITICAGEM E JUSTIÇA

DATAS COMEMORATIVAS

 

O mês de novembro tem duas datas comemorativas de suma importância, hoje, sexta-feira, 26, é o Dia do Ministério Público e domingo, 28, dedicado ao Dia Mundial de Ação de Graças.
Conforme o descrito no Guia do Ministério Público de Santa Catarina, no manual para a imprensa e a sociedade, informa que o Ministério Público não defende o Estado, nem os governos, nem o particular. Sua função é fiscalizar o cumprimento da lei, defendendo os direitos da sociedade. Para isso defende as causas que são de interesse coletivo, e não aquelas que possam beneficiar apenas uma pessoa ou um grupo isolado de pessoas. Protege os direitos individuais indisponíveis, como o direito à vida, à liberdade e à saúde, e os direitos difusos e coletivos, que dizem respeito a todos, como a proteção do meio ambiente, do consumidor e do patrimônio público. Também é responsável por defender a Democracia e garantir que as leis não contrariem o estabelecido na Constituição da República, que é a lei maior do país.
O Ministério Público é uma instituição independente do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário. É comum a confusão entre o Ministério Público e o Poder Judiciário, pois ambos fazem parte do sistema de Justiça do Brasil. Atuam no Ministério Público os Promotores de Justiça e os Procuradores de Justiça. Já no Poder Judiciário atuam Juízes de Direito e Desembargadores.  
Os Promotores e Procuradores de Justiça propõem ações e emitem pareceres em processos judiciais. Os juízes de Direito e Desembargadores apreciam e julgam as ações. Para o Ministério Público agir, basta que tome conhecimento do fato, enquanto o Poder Judiciário precisa ser provocado pelo Ministério Público ou por alguém que proponha uma ação.
O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações. http://pt.wikipedia.org
São duas datas que significam e muito para os cidadãos de bem, em uma delas a justiça é feita por pessoas e na outra é esperada a providência divina se os humanos falharam na apuração e sentença, porém, na providência divina também é depositada muita confiança, passe o tempo que passar.
O bate boca, boatos, rumores, ataques verbais e pessoais, inclusive, ofensas políticas estão gerando forte conflito no município de Ouro, portanto, se faz necessário a intervenção pacifica e cabível do Ministério Público, levando a situação ao Poder Judiciário, pois daqui a dois anos teremos as eleições municipais, caso pretendam a realização de um pleito eleitoral tranquilo, livre da violência e que realmente predomine o respeito mútuo.
A imprensa séria e informativa serve de porta-voz do povo, portanto, as autoridades competentes podem e devem se antecipar ao fato, levando em conta a eficiência da ação preventiva, já que a curativa nem sempre soluciona o problema. O céu e a terra, o mar e o oxigênio, fauna e flora, tudo isto e muito mais fazem um todo, portanto, situação e a considerada oposição, devem sim, saber trabalhar com harmonia, respeitar a função de cada um, deixando as diferenças fora dos interesses do município e de sua gente. Não era intenção nossa sugerir uma ação, mas não podemos ficar esperando que o pior aconteça, basta ouvir os meios de comunicação falada para perceber o desentendimento da classe política, quem sabe, sendo incentivados de forma equivocada e irracional.
Desgraça só é bom para quem vive dela, para nós formadores de opinião, o melhor caminho é do consenso e da informação precisa, no sentido de servir de reflexão, já que é sugerido caminhos para a solução de possíveis problemas e conflitos.               
Anterior

MILÉSIMA EDIÇÃO DE O TEMPO – UM JORNAL DE FATO

Próximo

MEDÍOCRES ESCONDIDOS ATRÁS DO ANONIMATO

Deixe seu comentário