logo RCN

DIA NACIONAL DO COMBATE DO FUMO - 29 DE AGOSTO

Dia Nacional do Combate do Fumo

É uma data de suma importância, o Dia Nacional do Combate do Fumo, 29 de agosto, domingo. Para saber mais sobre essa data, procuramos e encontramos no site http://www.velhosamigos.com.br a Lei nº 7.488 de 11/06/1986.
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como "Dia Nacional de Combate ao Fumo", criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo. Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como "Dia Mundial sem o Tabaco", o que movimenta todos países na luta contra o vício.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo. Fonte: UFGNet; Soleis - Pesquisa: Lou Micaldas

O tempo passou e ainda os oportunistas continuam condenando o regime militar, porém, naquela época o preço das coisas se mantinha por longa data, hoje, um dia tem certo valor e no outro o aumento é na certa. Se certas coisas eram proibidas na ditadura, atualmente, quem fuma e bebe é praticamente considerado um criminoso, mas esquecem de enxergar que os beneficiados maiores ao longo do tempo são dos cofres públicos arrecadando tributos sobre a comercialização do cigarro e das bebidas alcoólicas. Se o cigarro e as bebidas podem ser um malefício a saúde pública, o que dizer do mal do século: Drogas ilícitas.
No passado os caras pintados saíram às ruas e sem saber ao certo o que estavam fazendo, de certa forma contribuíram para impeachment de alguém, caso cometeu alguma coisa foi bem menos do que atualidade. Recentemente, a Polícia Federal desbaratou uma quadrilha na operação chamada Sanguessuga – cujo montante do roubo alcançou 110 milhões de reais, na compra de mais de 1.000 ambulâncias para prefeituras de seis estados. Os sanguessugas agiam no Congresso Nacional, aliciavam parlamentares para incluir emendas de compra de ambulâncias no Orçamento, prefeitos para montar licitações dirigidas e funcionários do alto escalão do governo para liberar rapidamente o dinheiro a ser pago pelas ambulâncias. Outro escândalo foi o transporte de dinheiro nas cuecas e também em malas, fruto da dita propina.
Queira ou não os entendidos nem tudo têm uma solução justa, numa desta pode estar prevalecendo o caminho do tudo vira em pizza e das laranjas testa de ferro. Senhores futuros eleitos, os municípios com menos de 50 mil habitantes também devem ter benefícios, apesar do reduto eleitoral ser menor.
Cidadão, faça valer o seu direito adquirido, o de votar consciente e jamais do voto de cabresto por troca de favores e compra.
 

 

Anterior

GRANDES X PEQUENOS NO MUNDO DAS DROGAS

Próximo

DIA DA INJUSTIÇA

Deixe seu comentário