logo RCN

Editorial

Editorial Será que há Corrupção X Moralidade?

A corrupção pelo que se tem conhecimento sempre existiu no país, numas épocas mais e em outras um pouco moderada.

A verdadeira moral é encontrada em muitos, no entanto, outros muitos deixam a moralidade de lado e acabam dando a vez para a riqueza ilícita e ações vergonhosas.

Em nosso país, a corrupção é uma fartura, conseqüentemente, nos deixa indignados pelo fato dos grandes na boa maioria dos fatos saindo impunes, enquanto isto, um simples ladrão faminto acaba praticamente apodrecendo atrás das grades.

Ultimamente, os brasileiros presenciaram de uma forma ou de outra o desvio do dinheiro público, sendo que integrantes dos Poderes Constituídos se abonaram. Lamentavelmente, a corrupção manchou uns poderes mais e outros menos, mas ao certo ela marcou presença no Executivo, Legislativo e até no Judiciário, sendo fato público e notório.

Sabemos e temos certeza que nos Poderes Constituídos temos pessoas sérias e honradas, portanto, não é esse mar de lama que irá lhes desabonar perante a sociedade.

É meramente impossível um Prefeito, um Governador e um Presidente da República controlar os passos e ações de todos seus subordinados, por isto as coisas muitas vezes acontecem sem que perceba.

A corrupção também bateu no Governo do PT ? Partido dos Trabalhadores, sendo que certos partidos políticos adversários estão pedindo a cabeça do líder maior: o Lula, lhe responsabilizando pelo desvio do dinheiro público através da corrupção dos correios e do mensalão em favor de alguns deputados federais.

Não estamos aqui defendendo Lula, muito menos lhe jogando confetes, mas de todos os que passaram pelo governo somente ele teve a coragem de decretar uma lei anticorrupção, no sentido de punir os desonestos com cadeia de três a oito anos pelo enriquecimento ilícito, mais confiscação dos bens.

É claro que o país não está uma maravilha, mas também não está no fundo do poço, portanto, não devemos culpar outros por que queremos que seja culpado. Caso levarmos em conta os depoimentos do deputado federal Jefferson, ele também até pode estar envolvido até o pescoço, porém, fala com convicção e olha nos olhos daqueles que o acusam, no entanto, em momento algum disse que o Presidente da República é corrupto ou cúmplice.    

Nós, brasileiros, não podemos e nem devemos aceitar o desvio do dinheiro público, mas também não podemos querer a cabeça de todos os que fazem parte de uma sigla partidária. O bom brasileiro é aquele que trabalha honestamente e pode dormir à noite, porém, jamais deve dar sorte pro azar, pois às vezes basta ter uma oportunidade e entra na dita corrupção.

Sinceramente, não sabemos se num pleito eleitoral qual é o mais corrupto, eleitores ou políticos, pois o candidato vale pelo quanto tem para gastar.

 

Anterior

Editorial

Próximo

O TEMPO 16 anos de luta

Deixe seu comentário