logo RCN

Festa Junina moderna

Tradição

A alegria de compadre e comadre em festa junina, é algo que ficou para trás, levando em conta o modernismo e falta de bom gosto.

O caipira, a noiva, a comitiva de convidados, a fogueira, os balões, o quentão, a canjica, o pé-de-moleque entre outras tradicionais típicas da época, já não são mais a mesma coisa. Como diz na Revista Casadois Editora, que trouxe a curiosidade da Festa Junina: Quem já não se contagiou pelo clima festeiro do São João? Essa festa características ditas caipiras foi adotada pelo povo brasileiro e tomou conta de quase todo o país.

O calendário das festas católicas é marcado por diversas comemorações de dias de santos cujo ciclo é iniciado com o nascimento de Jesus Cristo e encerrado com sua paixão e morte. Na nossa tradição, as festas mais importantes são o Natal, a Páscoa e o São João, que faz de um ciclo que denominamos Festa Junina. Dentro dele há as comemorações dos principais santos do mês de junho: Santo Antônio, dia 13; São João, dia 24; São Pedro e São Paulo, dia 29.

Que se diga, os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram introduzidos pelos chineses.

A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.

Para os católicos, a fogueira, que é o maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

No Nordeste do país existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta de palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.  

A verdadeira Festa Junina não poderá ser realizada dentro do pátio de escolas, e sim, em outros locais. Se a festa junina é típica, não adianta quererem inovar que será o fim do evento.

Anterior

A Historia da Copa do Mundo

Próximo

Feijoada em ritmo de Copa do Mundo

Deixe seu comentário