Em janeiro a Usina Machadinho repassou R$ 3,5 milhões a título de compensação financeira |
Hoje, sexta-feira 13
Editorial
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Também é considerado um dia de azar, pelo fato de ser derivado e descendente de uma magnífica receita de bolo, que após o consumo, causa grandes problemas para o consumidor. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
SUPERSTIÇÃO - O que é, significado da palavra, crendice popular, exemplos das superstições mais populares.
Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração.
Entendendo melhor as superstições
Por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos, muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional e, portanto, falsos.
As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Não há nenhuma explicação científica que prevê que este dia atrai azar, porém muitos indivíduos acreditam nisso como se fosse uma verdade. Isto é uma superstição que acaba atrapalhando a vida de uma pessoa.
Exemplo das superstições mais populares no Brasil:
- Cruzar na rua com um gato preto dá azar;
- Quebrar um espelho provoca sete anos de azar na vida de quem quebrou;
- Passar por debaixo de uma escada dá azar;
- Achar um trevo de quatro folhas traz sorte;
- Pé de coelho traz sorte;
- Deixar um sapato ou chinelo de cabeça para baixo pode provocar a morte da mãe;
- Abrir guarda-chuva dentro de casa pode atrair morte;
- Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;
- Jogar moedas numa fonte de água pode realizar um desejo da pessoa que jogou;
- Bater três vezes numa madeira pode evitar eventos ruins.
Fonte: Sua Pesquisa.com
AZAR, conforme fonte Dicionário Aurélio on line, significa: Má sorte; fortuna adversa; caiporismo; Revés, fatalidade, desgraça, infortúnio; Casualidade, acaso. Isto é resultado do azar quanto a palavra propriamente dita e a superstição das pessoas. Para nós, o problema mesmo é a formação de CARTEL (interesse comum ou vantagens recíprocas); VENDA CASADA (meios de comunicações social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio". .... apenas um grupo empresarial, por intermédio da venda casada de comerciais); a MÍDIA não pode ter matéria dirigida ou tutelada; FORMADOR DE OPINIÃO deve ser imparcial e jamais parcial. O pior de tudo, é gente se dando bem em cima do dinheiro da municipalidade, lesando o erário público, o que é lamentável ao saber de certa perseguição a alguns cidadãos comuns, prestadores de serviços e até profissionais liberais. Velho ditado: o político não é dono do cargo, portanto, deu o período de mandato, depois pode se reeleger ou dependendo de suas ações, fica inelegível e até tem situação mais complicada a responder.
Deixe seu comentário