Vacina da gripe disponível para toda população neste sábado no Dia D |
INTERNET X ADOLESCENTES
Orientação
No sentido de poder colaborar em termos de informação e orientação, procuramos e encontramos dois artigos em sites diferentes, na tentativa de orientar quanto ao uso indevido da ferramenta Internet.
No site Erro! A referência de hiperlink não é válida. assim intitulado “Estudo revela que crianças e adolescentes brasileiros não sabem usar internet”. Estudantes mostraram-se suscetíveis a problemas decorrentes do uso indiscriminado da rede mundial de computadores. É o que revelou uma pesquisa feita nos últimos dois anos pelo Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos (Leeme), da Universidade Mackenzie, de São Paulo, em conjunto com a Opice Blum advogados, um escritório paulista especialista em crimes pela internet, entre outros temas relacionados com a rede mundial de computadores.
A pesquisa revela que, por se tratar de um universo virtual, a Internet traz uma falsa sensação de anonimato e impunidade. O uso desmedido da web por crianças e adolescentes traz à tona mais problemas do que apenas os de comportamento. Revela, também, situações como a exposição à pornografia, a divulgação indevida de imagem e dados pessoais, a divulgação de boatos, a pedofilia e o uso da Internet para incitar a violência. Todos de grande preocupação. O uso do computador é feito, em sua maioria, dentro do quarto do jovem. O ideal seria na sala, onde os pais pudessem observar por onde os filhos estão navegando. Fonte: Paulo Roberto Tavares / Correio do Povo
Outro artigo assim intitulado “65% dos adolescentes usam computador à noite, comprometendo a qualidade do sono”. De 07/08/2007, site http://www.htmlstaff.org. Um estudo realizado por pesquisadores da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) concluiu que o uso do computador à noite é feito pela maioria dos adolescentes, com impacto negativo sobre a qualidade do sono e o rendimento escolar.
“O trabalho mostrou que os adolescentes estão de fato abusando do uso do computador à noite. Os usuários apresentam elementos de distúrbios do sono e têm mais dificuldade para adormecer e para acompanhar as tarefas escolares no dia seguinte”, disse Reimão à Agência FAPESP.
De acordo com Reimão, o uso da internet predomina entre os jovens usuários noturnos. “Os pais, de modo geral, acharam positiva a popularização da internet, porque ela contribui para manter o adolescente em casa, longe das drogas. Mas a pesquisa mostra que o abuso também pode ser prejudicial”, destacou.
No caso de muitos adolescentes, o computador com Internet que deveria estar servindo como uma ferramenta de estudo e pesquisa, e não para outros fins, a exemplo de questões amorosas com conhecidos e estranhos. Na maioria dos acessos é de relacionamento, seja pelo Orkut e MSN – Messenger. Quando a carne é fraca e a cabeça não pensa pelo lado certo, os problemas vão surgindo, devido o excesso de liberdade por parte de certos jovens que ficam horas diante do computador, desperdiçando tempo e sequer são capazes de tirar o próprio prato da mesa onde fizeram a refeição.
Têm jovens que evitam se expor, mas tem quem dá sorte por azar, pois sua preocupação que deveria ser com o estudo, já que existe um obstáculo de acesso ao trabalho formal, então extrapola no tempo mantendo contatos que, muitos deles não trazem conhecimento e muito menos prosperidade de vida.
Na Internet, os dois artigos citados, poderá ler na integra no acesso www.jornalotempo.com.br.
Geral
O TEMPO jornal de fato"
Vacina da gripe disponível para toda população neste sábado no Dia D
06/05/2025 18:01
O TEMPO jornal de fato"
Deixe seu comentário