logo RCN

Jornais impressos têm a confiança da população

Editorial

 A fonte é do site do Diário do Litoral, trazendo matéria assim intitulada: Jornais impressos têm mais confiança da população, revela pesquisa do governo Federal.

O levantamento encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgada no dia 7 de Março, a "Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira" ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios com o objetivo de subsidiar a elaboração da política de comunicação do governo federal.

A pesquisa, realizada pelo Ibope, constatou que 53% dos entrevistados que leem jornais impressos confiam nas notícias publicadas. No caso dos ouvintes de rádio, o índice de confiança nas notícias é de 50% e, entre o público da televisão, 49%. O índice de confiança nas informações alcança 40% entre os leitores de revistas, 28% entre os visitantes de sites, 24% entre os frequentadores de redes sociais e 22% entre os leitores de blogs.

Os entrevistados também foram questionados sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicações. De novo, os jornais impressos foram considerados os mais confiáveis: 47% dos entrevistados que leem jornais afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados, índice superior ao verificado entre as pessoas que leem anúncios na TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes sociais (22%) e blogs (19%).

 

Se a eficácia do jornal impresso (escrito) é confiável, já que nos veículos públicos estatais se constatou que 66% dos brasileiros nunca ouviram o programa radiofônico "A voz do Brasil" e que o programa de rádio "Café com a presidenta" é desconhecido por 74% dos brasileiros e a coluna "Conversa com a presidenta", por 80%, então passem a investir mais também em jornais que disponibilizam do periódico, de site e de outras ferramentas eletrônicas para descritos, fotos, vídeos e muito mais. 

Só podia ser a imprensa e meio de comunicação mais antigo do mundo, e muito confiável, jornais impressos (escritos), então, só falta os governos municipal, estadual e federal fazer parcerias e informarem à população em geral sobre os seus atos e realizarem campanhas educativas.

 

Anterior

Prestando contas

Próximo

O que inicia depois do carnaval é a Quaresma

Deixe seu comentário