Saúde de Capinzal amplia serviços, investe 33% do orçamento e prepara nova farmácia na Cidade Alta |
O que comemorar no Dia Mundial da Água?
Dia Mundial da Água
A data de 22 de março, segunda-feira, é dedicada a uma reflexão ao Dia Mundial da Água, sendo que entidades governamentais e não governamentais, de certa forma fizeram demagogia e praticamente nada de concreto.
É notório que deveremos cuidar da água da seguinte maneira:
ü Acabar com o desperdício não deixando o chuveiro ligado à toa; fechar bem as torneiras; não ficar horas lavando calçadas com água potável; não deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes, etc.
ü Cuidar para que nascentes, rios, lagos e lagoas estejam sempre limpos e protegidos.
ü Preservar as matas ciliares tanto na nascente como ao longo de toda a margem do rio, caso contrário ele poderá morrer, pois a retirada das matas ciliares também poderá contribuir para enchentes e outros transtornos.
ü Evitar construir nas margens dos rios, lagoas e não jogar dejetos humanos e de outros animais e, principalmente agrotóxicos nos rios e lagoas, pois estes poluem as águas de tal forma que torna quase impossível sua utilização e recuperação. É importante sabermos que a maior das enchentes são causadas pelo acúmulo de lixo e entulho que, ?irresponsavelmente?, são lançados nos cursos d´água.
Cuidando da água, evitaremos as doenças transmitidas pelas águas contaminadas e a mortandade de animais.
Veja a seguir alguns riscos da contaminação ambiental:
Ø Contaminação da cadeia alimentar a partir da água, do ar e do solo;
Ø Degradação da biodiversidade;
Ø Efeito estufa e buraco na camada de ozônio;
Ø Efeitos cumulativos dos resíduos sólidos;
Ø Esgotamento dos recursos naturais.
As orientações são inúmeras, mas mesmo assim a população acaba causando malefícios à Mãe Natureza, pois diariamente são milhares de litros de detergente, de sabão em pó, esgoto sanitário e outros que saem de nossas casas e vão parar diretamente ou indiretamente nos leitos de rios. Você sabe o por quê disto? É em decorrência da falta de uma política ambiental e de bons costumes na maioria dos municípios, já que existem financiamentos para a construção de Saneamento Básico, mas os administradores não firmam convênio em decorrência de não aparecer votos, já que a terra acaba cobrindo a ação.
Deixe seu comentário