logo RCN

Transitar com segurança

Editorial

“Não exceda a velocidade, preserve a vida!!!” era o chamamento de panfleto distribuído pela Policia Militar e também pelo Lions Clube de Capinzal e Ouro,  isto na última semana que passou, no período de 17 a 22 de setembro.

A velocidade foi tema inédito na semana nacional do trânsito e o principal foco era a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos de idade, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

A segurança dos condutores de automóveis depende de uma atitude consciente ao dirigir.

Então o folder distribuído teve por objetivo estimular os motoristas ao uso correto dos veículos e aumentar o respeito da população em geral.

Também depende dos motoristas, pedestres e ciclistas, manterem sempre a atenção e o respeito com suas próprias ações para que todos tenham espaço no trânsito.

Dicas de trânsito ao conduzir veículo automotor:

- Não exceda a velocidade;

- Sempre utilize calçados e roupas adequadas;

- Nunca ultrapasse pela direita;

- Ao mudar de direção, ou ultrapassar, ligue o pisca antecipadamente para que o outro condutor ou pedestre saiba de sua intenção;

- Utilize sempre cinto de segurança, e em caso de motocicleta capacete com viseira ou óculos em perfeitas condições;

- Faça revisões periódicas em automóvel;

- Não modifique as características de seu automóvel;

O álcool aumenta assustadoramente as possibilidades de acidentes.

Veja o que acontece com um condutor embriagado:

- Passa a perceber o perigo tarde demais;

- Perde a noção da distância e da velocidade;

- O condutor ignora ou não se dá conta dos perigos, subestimando as dificuldades e os riscos;

- O álcool deixa o condutor embriago com falsa impressão de que dirige melhor;

- As pessoas sob efeito de álcool, mesmo sabendo o certo e o errado, tendem a perder a lucidez. Passam a se comportar de maneira diferente a do seu estado normal.

Dirigir sob influência de álcool pode caracterizar crime de embriaguez ao volante, em que a pena varia de um a três anos de detenção, além de multa e suspensão na proibição de se obter a habilitação para dirigir.

O condutor embriagado também está sujeito a infração de trânsito de natureza gravíssima, cujo o valor é de R$ 957,70, além de penalização da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Então respeite os limites de velocidade da via e evite acidentes e também aborrecimentos futuros. 

Motorista respeite a velocidade e não pratique manobras radicais, tampouco ande abaixo da velocidade mínima permitida, também dê lado a quem quer ultrapassar e seguir seu destino. Motoqueiros ultrapassem em locais permitidos e por que tanta pressa?  Pedestre veja e seja visto, pois só faça a travessia de ruas em segurança.  

 

Anterior

Eleições e Voto Consciente

Próximo

Influência política X Certas questões eleitorais

Deixe seu comentário