logo RCN

Transporte ferroviário

Transporte ferroviário abandonado há quase 24 anos

O transporte ferroviário servia muito bem para o Vale do Rio do Peixe, tanto para o transporte de passageiros quanto para o escoamento da produção agropecuária e de produtos industrializados.

Por muito tempo a atração principal da via férrea era o transporte de passageiros, quando Capinzalenses e Ourensenses iam esperar familiares e amigos na Estação, e/ou se despedir daqueles que seguiam viagem. Fruto do descaso, várias localidades do interior dos municípios por onde passava e parava o trem, tiveram uma diminuição no número de habitantes.  

Na data de 07 de julho de 1983, talvez tenham aproveitado para dizer um basta à ferrovia, ocasião da grande cheia do Rio do Peixe, justificando danificação da linha férrea. Querer é fazer a coisa acontecer, pois se tivéssemos a união de todos os políticos influentes, certamente o Vale do Rio do Peixe jamais tinha paralisado o transporte ferroviário, pois de certa forma consentiram o desmando e abandono daquilo que era primordial para o escoamento de nossas riquezas.     

Perguntas de Joaçabenses, Hervalenses e Capinzalenses:                                       

Quando foi encerrada as atividades da RFFSA ? Qual era o Governo Federal (Presidente, Senadores, Deputados) na época? Qual era o Governador de Santa Catarina, Deputados Estaduais (Federal/Senadores para SC na época)?                                              

Qual explicação do Governo para encerramento das atividades e da desistência? Houve alguma exigência para ser seguido pelo adquirente? Qual era? Quem ficou responsável para fiscalizar? Se fiscalizou, era para ser assim mesmo (desativar) ?

Quem adquiriu? Nomes dos adquirentes? Quanto o Governo recebeu, onde foi aplicado o valor da venda?                                                                         

Porque foi adquirido? Qual era o motivo alegado do adquirente que o governo da época aceitou?                                                                                                              

O que precisa para voltar a funcionar, para o transporte de Cargas ou Passageiros?

Qual necessidade da RFFSA para nossa região?                                       

Qual impacto econômico que causaria seu pleno funcionamento nos municípios com Turismo e Transportes Cargas?                                                                                             

O que está sendo feito nos últimos anos para reativar?                                          

Porque não se fala qual interesse em ficar calado?                                                

Fazer levantamento sobre o prejuízo ocasionado em todo esse tempo parado para o transporte de passageiros e cargas em quantidade e valor, empregos, economia que deixou de ser gerada nesse período parado, desenvolvimento do turismo e transportes, empresas da nossa região (Speicht, Perdigão, Sadia, ADM e muitas outras que tinham e tem a necessidade de transporte ferroviário, as quais tem que embutir alto custo no transporte rodoviário).

A interligação de Capinzal a Joaçaba é feita pela SC-303 e do outro lado do Rio do Peixe segue a linha férrea com que tem de mais precioso, todos os trilhos de aços ainda estão ali, basta boa vontade em reativar o que jamais poderia ser desativado.

Já imaginou se a SC ? 303 não estivesse sendo recuperada, estaríamos sem acesso levando em conta o abandono da ferrovia, então seria impossível deslocamento de Capinzal a Joaçaba já que não temos o benefício de aeroporto.

Anterior

Que bom seria...

Próximo

Perca de Tempo

Deixe seu comentário