logo RCN

Voto consciente

Pleito Eleitoral

      O tempo passa e chegamos a mais um pleito eleitoral, desta vez para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Para que possamos acertar na escolha, é de suma importância que não sejamos partidários fanáticos, e sim, saibamos avaliar pessoas e partidos, consequentemente, conhecer o candidato dentro da sociedade.

A soberania popular será exercida pelo voto direto e secreto, porém, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos, ainda maiores de 16 e menores de 18 anos. A idade mínima para ser candidato: 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; 21 anos Governador, Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; 18 anos para Vereador. Porém, são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

Perceba que existem direitos e obrigações na Carta Magna do Brasil, e se tratando de política, a Lei Eleitoral é rígida, no entanto, não tanto quanto a Lei de Trânsito que chega até a extrapolar o limite das pessoas, portanto, evite votar por paixão político partidária e em troca de benefício próprio.

Vote consciente para reeleger homens públicos ou para eleger novas lideranças, mas o faça usando da razão e jamais pensando no individual, e sim, visando o beneficio em prol do coletivo da sociedade.     

Anterior

Paz político-partidária é um bem necesário

Próximo

Aborto: uma faca de dois gumes

Deixe seu comentário