FUTSAL FEMININO SUB-17 DE LACERDÓPOLIS É CAMPEÃO DO JESC MICRORREGIONAL |
Escola Ernesto Hachmann
Manifestações na Escola Ernesto Hachmann sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente com a apresentação do Projeto ?Amigos da Natureza?
Na manhã do dia 04 de junho, sexta-feira, no período da manhã, a Reportagem de O Tempo esteve na localidade de Barro Preto, município de Capinzal, registrando acontecimento na Escola de Ensino Fundamental Ernesto Hachmann.
O ato aconteceu no pavilhão da mencionada Escola, na disciplina de Ciências, tendo por objetivo desenvolver atividades que despertem interesse pelo meio ambiente, onde a participação dos alunos e professores é indispensável, proporcionando assim um conhecimento mais amplo para que cada um desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com o seu meio.
Justificativa: Visando a necessidade de preservação para com o equilíbrio natural, bem como o desenvolvimento da educação ambiental nos setores educacionais, faz com que educadores e educandos busquem alternativas para a melhoria do desequilíbrio ecológico.
A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos da educação, essa perspectiva contribuiu para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da eqüidade.
Este Projeto Ambiental tem o envolvimento dos alunos, professores, direção, agentes de serviços gerais, pais, comunidade e autoridades competentes, para tanto, a Gincana Pedagógica acontece no período de 04 a 18 de junho.
Destacamos o plantio de pinhões em saquinhos; coleta de papelão, papel, jornal e de latas; confecção de roupa de material reciclável; decoração de murais e apresentação de paródias.
A 1ª Gincana Ecológica visa uma perfeita educação ambiental, tendo como meta atingir todos os cidadãos. São através desta ação emergencial como esta que poderão garantir o futuro da humanidade, que dependem da relação entre os seres vivos e a natureza, tanto na dimensão coletiva quando na individual. Por isto da grande necessidade de conservar a natureza e utilizá-la de forma adequada, a água, o solo, a vegetação e os animais. Essa utilização deve estar relacionada com a necessidade de manter e renovar essas fontes de recursos naturais.
Um apelo à consciência ? O tempo para que se possa recuperar o Planeta escoa com rapidez. Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, mais uma vez soam os clamores daqueles que perceberam que o homem, na sua ganância, ultrapassou todos os limites, impondo em nome do enriquecimento material um pesado tributo à natureza e À justiça social.
Agora, diante de uma fatalidade que está presteS a cair sobre toda a vida do Globo, é hora de convocar a todos para participar ativamente dos trabalhos de recuperação ambiental.
Todas a Nações devem medir esforços e impedir a destruição dos mananciais de água potável, das florestas, dos oceanos, dos animais em extinção, da atmosfera, enfim, de todos os ingredientes que tornam este planeta o único que conhecemos capaz de abrigar a vida. E é a partir de cada cidadão consciente que o futuro poderá dar lugar a uma nova era com princípios ecológicos.
Parabenizamos a diretora Juçara Surdi Bertola pela bela equipe de trabalho constituída, sendo que a elaboração do projeto foi iniciativa de Janete de Melo e Elvira Loni da Luz, contando com a colaboração dos demais professores (as).
Um registro, na comunidade de Barro Preto está implantado uma grande empresa, sendo a HACHMANN, que desenvolve a atividade de pasta, já que cultiva pinnus, sendo uma referência na preservação do meio ambiente.
?Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações?. (Constituição da República Federativa do Brasil ? artigo 225).
A Diretora Juçara fazendo a abertura oficial da 1ª Gincana Ecológica
Show com Genuíno Ribeiro e a aluna Jéssica Freisleben
Direção e Professores da Escola Ernesto Hachmann
Deixe seu comentário